O dia de hoje, 13 de maio, ficou marcado pelo arranque oficial de mais uma época balnear nas 25 praias de Albufeira. Todas elas foram galardoadas com Bandeira Azul.

A cerimónia decorreu na praia dos Pescadores na presença das várias entidades envolvidas. Para destacar a importância da segurança na praia, foi realizada uma simulação de afogamento e salvamento por parte da Autoridade Marítima e Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), que deram a conhecer os equipamentos utilizados e a Unidade Ambiental da Câmara Municipal relembraram as principais regras de segurança e utilização das praias.

O presidente da Câmara Municipal agradeceu publicamente aos intervenientes, referindo que “é importante que mantenhamos a segurança das praias, algo que só se consegue graças às entidades públicas responsáveis, como os nossos nadadores salvadores e Polícia Marítima, que durante a época balnear fazem um trabalho incansável para prezar pela segurança dos nossos turistas.”

José Carlos Rolo assegurou, também, que “todas as praias têm os meios preparados para que a segurança dos banhistas seja uma realidade e esta seja uma excelente época balnear”.

Do programa constou uma ação de sensibilização, pela Unidade Ambiental da Câmara Municipal de Albufeira, sobre a Saúde e Segurança na Praia, onde foram abordados temas como o desabamento de arribas, a exposição solar, regras de segurança e questões ligadas à conservação e aos resíduos poluentes esquecidos na praia e uma simulação de Afogamento e Salvamento a Banhistas.

Os espetadores puderam compreender de que forma são realizados os salvamentos e como são utilizados os meios da Autoridade Marítima, ANSA, Instituto de Socorros a Náufragos e Polícia Marítima, entre os quais uma lancha de alta velocidade, uma embarcação salva-vidas e uma mota de salvamento. Já no areal, estiveram em exposição diversos veículos utilizados pelo Município na limpeza das praias através da recolha de resíduos. Os colaboradores da Unidade Ambiental do concelho demonstraram o processo de recolha do lixo do areal com recurso à maquinaria e incentivaram à limpeza individual da praia, o ex-libris da cidade. Recorde-se que a responsabilidade da limpeza das praias cabe à Autarquia, com exceção da zona concessionada que é da responsabilidade do concessionário, sendo esse lixo, posteriormente, recolhido pelos serviços municipais.

Albufeira tem assegurado, desde 2009, o alargamento do período de funcionamento da época balnear, contando com a colaboração de todas as entidades para garantir a segurança dos veraneantes e certificar a qualidade da água balnear durante muito mais tempo.

“Albufeira continua a ser um dos principais municípios, já há muitos anos, que conquista uma elevada quantidade de bandeiras azuis, grau ouro da Quercus, o que revela que o município tem, de facto, investido e dado importância à temática”, concluí o edil.

Relembre-se que Albufeira é o primeiro município da região do Algarve a oficializar a abertura da Época Balnear, este ano, e fá-lo com todas as 25 praias, bem como a Marina de Albufeira galardoadas com bandeira azul.

A cerimónia juntou na praia dos Pescadores representantes das várias entidades envolvidas, entre a Autoridade Marítima, a Guarda Nacional Republicana, a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, os Bombeiros Voluntários de Albufeira, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a APAL- Agência de Promoção de Albufeira, os membros do Executivo da Câmara Municipal, os presidentes da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e de Guia e os concessionários de praia. Na assistência, destaque para a presença de três turmas, de duas escolas do concelho, a Escola Básica e Secundária de Albufeira e a EB1, JI de Vale Pedras.