Face às informações que têm vindo a ser difundidas no que concerne ao escorrimento de água acastanhada com odor na Praia dos Pescadores ocorrido ontem, 20 de julho, José Carlos Rolo emitiu um comunicado.

O Presidente da Câmara Municipal explicou que "o incidente ocorrido deveu-se a uma rotura na rede de abastecimento de água (potável) na Rua da Liberdade, o que deu origem à cor amarelada, fruto da erosão do terreno provocada pela saída da água em pressão; - a massa de água gerada por este incidente foi encaminhada pelos dispositivos de drenagem superficial da Rede Pluvial para o interior do Túnel de Drenagem da Ribeira de Albufeira, que passa por baixo da Avenida da Liberdade".

"No interior deste túnel está colocada uma comporta para fazer o desvio de possíveis escorrências existente na linha de água para o Caneiro da Avenida 25 de Abril; - dada a inexistência de pluviosidade, no interior do Caneiro vão ficando depositados resíduos provenientes das lavagens da rua e de esplanadas, o que, num ambiente húmido, propicia um desenvolvimento bacteriológico que acelera a decomposição desses resíduos, originando um composto designado por «mau cheiro'", acrescentou ainda José Carlos Rolo.

A situação foi reposta pelos Serviços Municipais em pouco mais de uma hora, segundo o comunicado. "Mais se considera ter havido alguma precipitação por parte da Capitania de Portimão-Albufeira, em interditar a Praia a banhos sem ter consultado previamente este Município, bem como ter feito uma divulgação errónea da situação, pelo que anexamos o relatório técnico da referida ocorrência", concluiu.