Este ano a Albufeira Race Nature teve um record de participantes, mais de seis centenas de atletas nacionais e internacionais.

O evento contou com os melhores desportistas a nível nacional e atletas representantes de doze nacionalidades distintas, com destaque para a participação do bicampeão belga Frans Claes.

A grande atração desta 2a edição foi a presença do piloto de Moto GP Miguel Oliveira, vencedor do GP de Portimão 2020, que fez dupla com Miguel Praia, o piloto de motociclismo albufeirense, sete épocas a correr no Mundial de Supersport e Superbike, muitos títulos conquistados em campeonatos nacionais e internacionais e atualmente diretor e responsável de eventos do Autódromo Internacional do Algarve.

Durante um fim-de-semana de céu limpo e sol radioso, 27, 28 e 29 de janeiro, a capital do turismo nacional e forte candidata a capital europeia do Desporto em 2026, assistiu à segunda edição da Albufeira Race Nature que contou com a participação de mais de seis centenas de ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas federados e não federados, naquela que é a etapa inaugural do Troféu Nacional Race Nature.

A iniciativa contou com a organização do Município de Albufeira, com a parceria dos movimentos associativos locais ligados à modalidade, nomeadamente o Clube BTT Amigos de Albufeira e o BTT Clube Desportivo de Areias de São João, e a organização técnica da Cabreira Solutions, cujo Diretor Técnico e Diretor de Prova é o Bicampeão Nacional e vencedor da Volta ao Algarve (2006) João Cabreira.

O Albufeira Race Nature é uma prova de bicicletas de montanha, considerada a prova de arranque para uma nova época desportiva do BTT e que serve, simultaneamente, de preparação para provas internacionais como “Cape Epic”, na África do Sul, segundo a dupla vencedora da classificação geral, os campeões belgas Jurgen Roelants e Frans Claes (Pure/encapsulations-ktm), que teceram excelentes comentários à organização e aos adversários portugueses que “ajudaram a proporcionar um belo espetáculo, num traçado muito interessante e com paisagens verdadeiramente deslumbrantes”. Destaque também para a vitória da geral nos escalões individuais do bracarense Luís Ferreira (BTT Seia) e da embaixadora algarvia, Celina Carpinteiro (BT  Loulé/Elevis).

“Sinto-me verdadeiramente feliz a correr em casa e entre amigos e ao ver o meu Algarve sempre ativo nas organizações com bicicleta” acrescentou a atual número um do ranking nacional, vencedora da Taça de Portugal e vice-campeã nacional na categoria de elites. Na prova de Gravel (nova vertente do ciclismo associada ao evento) a vitória sorriu ao portuense Carlos Aguiar (Supergrupetta Polymarkbike Team).

Um dos pontos altos do evento foi a participação do piloto de Moto GP, Miguel Oliveira, que fez dupla com Miguel Praia, piloto de Superbikes e diretor do Autódromo Internacional do Algarve, que iniciaram esta Race Nature de “roda no ar” com o prólogo de sexta-feira e terminaram de igual modo as duas etapas em linha, a fazer lembrar a grande vitória no GP de Portimão, em 2020.

Miguel Oliveira mostrou-se bastante agradado com os três dias de puro BTT, que considerou ser “um excelente convívio com os amigos que tem na região e, simultaneamente, uma excelente forma de preparação física para os compromissos da nova época no motociclismo, que terá já nos próximos dias 23, 24 e 25 de março, novo episódio em solo algarvio, tendo aproveitado o momento para convidar o público a encher as bancadas do Autódromo Internacional do Algarve.

Desejo que foi reiterado pelo seu colega de equipa, nesta prova de BTT, Miguel Praia. Todos os elementos das forças de socorro e segurança, integrados no PDAE, recebem, igualmente, a informação sobre a ativação do equipamento, sendo que está protocolada a imediata ativação dos operacionais do Corpo de Bombeiros, que estejam ao serviço, os quais se deslocaram ao local com um meio de socorro.

O vice-presidente da Camara Municipal de Albufeira destacou “o sucesso do exercício e a robustez do Programa DAE”, referindo que o mesmo “espelha o envolvimento dos socorristas afetos ao PDAE e a sua capacidade de resposta a uma situação real, sendo que a presença neste exercício de inúmeras pessoas formadas pela autarquia nesta área deixa-nos claramente satisfeitos.

Permite-nos confirmar que o socorro de proximidade, nestas emergências cardíacas, se afigura como uma aposta a desenvolver cada vez mais”. Refira-se que apesar de se tratar de um exercício, e de não ter sido revelado o local da ativação da cabine, constatou-se a presença de cerca de 6% do total de socorristas associados ao PDAE no local.

Cristiano Cabrita sublinha também “o sentido de responsabilidade que a comunidade albufeirense demonstrou pela sua participação altruísta, que permite comprovar o quanto Albufeira tem a ganhar com a manutenção deste programa municipal, uma vez que se trata de um programa que serve os munícipes, os residentes e quem nos visita, e dá-nos a garantia e a segurança de uma resposta efetiva a uma situação de emergência e de socorro”.

O autarca realça que no decurso de 2023, o Município prevê aumentar o número de equipamentos disponíveis no âmbito do PDAE Comunitário de Albufeira, “o que vem tornar cada vez mais robusta esta aposta social” em matéria do socorro da população e dos seus visitantes. Está, igualmente, prevista a continuidade da formação de mais munícipes com competênciaspara utilizar os equipamentos DAE.

Por outro lado, é intenção da autarquia continuar a colaborar no desenvolvimento do processo de socorro por não profissionais, através da manutenção das cabines DAE que integram o PDAE do concelho de Albufeira, com o aumento dos socorristas de proximidade, munícipes, bem como operacionais das forças de segurança e socorro, “o que permitiu recentemente reverter com sucesso uma paragem cardiorrespiratória de um jovem cidadão, situação que inequivocamente evidencia a importância do esforço e investimento realizado pelo Município”, revelou Cristiano Cabrita.

O Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) de natureza comunitária, do Município de Albufeira foi implementado em 2017, com o objetivo de garantir o reforço da cadeia de sobrevivência a vítimas de paragem cardiorrespiratória nas áreas públicas do concelho.

Atualmente o Município tem um total de 50 desfibrilhadores no âmbito do PDAE, dos quais 48 estão ativos e 2 aguardam o licenciamento por parte do INEM. Do total dos equipamentos, 23 unidades estão instaladas em cabines na via pública e 11 em cabines afixadas em edifícios municipais, escolares, desportivos, entre outros equipamentos onde se verifica grande afluência de pessoas.

Estes 34 equipamentos têm a particularidade de estar acessíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano, de acordo com as melhores práticas internacionais. Para além destes, existem mais 11 equipamentos DAE móveis, instalados nas viaturas das forças de segurança como a GNR, Polícia Municipal e serviço municipal de Proteção Civil, sendo que os restantes estão alocados a outras instalações municipais na área cultural e desportiva.