O Município de Alcoutim adquiriu, recentemente, um veículo elétrico de sete lugares de apoio ao projeto «Alcoutim Sempre Solidário».

A aquisição, com um valor de 38.170,00 euros, foi financiada a 75 % pelo BPI e a Fundação «la Caixa» no âmbito da Iniciativa Social Descentralizada 2021.

A Iniciativa Social Descentralizada 2021 destina-se a apoiar projetos sociais de âmbito local de instituições privadas ou públicas sem fins lucrativos, que sejam Clientes BPI.

O projeto “Alcoutim Sempre Solidário” tem como objetivo promover a igualdade de oportunidade de acesso a serviços na área da saúde e bem-estar, contribuindo simultaneamente para a sustentabilidade ambiental, promovendo assim a qualidade de vida da população.

É um programa de apoio à população, que consiste na entrega, na respetiva residência, de bens alimentares e medicamentos, bem como, o transporte de munícipes para consultas de diferentes especialidades. O programa destina-se à população em geral e abrange 400 beneficiários diretos.

Para o presidente da autarquia, Osvaldo Gonçalves, “para além da vertente social, este projeto engloba também objetivos a nível da sustentabilidade ambiental”. A viatura elétrica agora adquirida “será a primeira viatura elétrica a pertencer à frota automóvel do município, marcando assim o início, daquele que se pretende ser o momento de viragem, na construção de uma frota automóvel "amiga do ambiente".”, refere o autarca.