Está patente ao público até ao dia 3 de julho, no Palácio Gama Lobo, a Exposição «Documentar Algarve Interior – 9 Histórias / 30 fotografias», da autoria de Eduardo Pinto e Laura Carlos.

Através de registos fotográficos e fílmicos, esta mostra transporta-nos para artes e ofícios - hoje quase em extinção - da região algarvia e para os seus protagonistas.

Quem se recorda da corda de pita, da cantaria tradicional ou da pastorícia? Estas são algumas das atividades tradicionais apresentadas na exposição que fará reavivar memórias.

Resultado do projeto com o mesmo nome, esta iniciativa leva-nos a relembrar algumas das tradições populares e práticas expressivas que ainda se mantêm vivas e fazem parte da memória e identidade coletiva do interior algarvio.

O projeto, levado a cabo entre 2010 e 2015, teve como objetivos contribuir para a valorização do património cultural local e promover a dinâmica em torno das atividades criativas ligadas à produção audiovisual no Algarve.

Os conteúdos vídeo foram realizados em colaboração com filmmakers sediados na região e incidiram sobre os concelhos de Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 9h00 às 13h00.

A entrada é gratuita.