● Compradores estrangeiros dominam as aquisições no Algarve. ● Em Portimão, nove em cada dez aquisições de propriedades intermediadas pela Engel & Völkers foram realizadas por compradores estrangeiros.

A Engel & Völkers divulga os resultados do seu Market Report Portugal, um relatório que analisa as transações imobiliárias intermediadas pela multinacional alemã no período 2020-2021 nos mercados imobiliários de Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia, Algarve e Oeste.

O Algarve continua a ser a região de eleição para os investidores estrangeiros. Em Portimão, por exemplo, nove em cada dez aquisições de propriedades intermediadas pela Engel & Völkers foram realizadas por compradores estrangeiros, provenientes essencialmente da Alemanha, Inglaterra e Suécia. Em Vilamoura e Quarteira, que apresentam um preço médio por metro quadrado elevado (3.367 euros/m2), os compradores estrangeiros representaram 75% das operações, com França e Suécia em destaque.

 

Os principais motivos que influenciam a compra são a morfologia das regiões e a finalidade da obtenção do imóvel - habitação permanente, segunda residência ou investimento. No ano passado, tendo em conta o total do volume de vendas no Algarve, 20% das aquisições destinaram-se ao investimento e 60% destinou-se à aquisição para segunda residência.

Em Portimão, destaca-se a procura por moradias com quatro ou cinco assoalhadas, o que indicia que as aquisições das mesmas se destinam a famílias. Dados obtidos através do Market Report mostram também que a grande maioria dos clientes Engel & Völkers na região de Portimão dispõem de capital próprio, sendo que apenas 15% dos clientes recorreram a empréstimos bancários para a aquisição do imóvel.

A zona de Albufeira, em destaque pela proximidade com as praias, registou o segundo maior valor por metro quadrado, 3.121 euros em 2021. No ano passado, a Engel & Völkers registou em Albufeira um volume de operações de 12 milhões de euros em 21 operações.

A zona do Carvoeiro e Porches está entre as zonas com preço médio mais elevado (3.471 euros/m2) e atrai sobretudo compradores franceses e suíços. Em Alcantarilha / Armação de Pêra verificou-se uma forte predominância de belgas e ingleses. Já em Tavira, a procura é por norma feita por holandeses, suíços, norte-americanos, irlandeses e franceses.

No sotavento algarvio - Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António - predomina a procura de segundas residências. A Ilha de Faro é um dos destinos mais procurados, pela proximidade à praia.

“No Algarve predomina o investimento estrangeiro, por norma atraído pelo clima do nosso país e pela proximidade e qualidade das praias da nossa Costa Algarvia. A Engel & Völkers está focada em fortalecer a sua posição em Portugal, nomeadamente no Algarve pelo que, no mês de agosto, abrimos duas novas agências – uma em Faro e outra no Carvoeiro. Acreditamos que a aposta da Engel & Völkers na região do Algarve irá beneficiar proprietários, compradores e tanto investidores nacionais como estrangeiros”, refere Constanza Maya, diretora de Expansão e Suporte em Andorra, Portugal e Espanha