Depois do sucesso das edições anteriores, o torneio de rugby Algarve Sevens regressa a Vila Real de Santo António, entre os dias 10 e 13 de junho. A competição de elite conta com 10 equipas, incluindo a Seleção Portuguesa.

O torneio terá lugar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e é composto pelas Seleções Nacionais de Hong Kong, Geórgia e Portugal e pelas equipas Internacionais Seventise, Durham University, Fantastics 7s, Blue Bulls, Landes 7s, Petelo Academy 7s e Viator Barbarians.

O evento conta ainda com outros torneios a decorrer em simultâneo, nos diversos espaços do Complexo Desportivo, nomeadamente o «Men’s Open», o «Women’s Open» e os Veteranos (formato 13-a-side).

A competição «Men’s Open» promete ser uma das melhores de sempre, com a presença de alguns dos principais clubes portugueses e equipas estrangeiras de grande qualidade, num total de 18 emblemas, divididos em 4 grupos.

No «Women’s Open», a presença de Nouvelle Aquitaine (que regressa ao Algarve para defender o título conquistado em 2019), das Seleções Nacionais de Cazaquistão e Hong Kong, entre outras equipas de referência na modalidade, faz antever uma prova muito disputada e empolgante. Em busca do Troféu de 2022 vão estar 12 equipas, distribuídas por 3 Grupos.

Para José Diogo Trigo de Moraes, Diretor da Sports Ventures e organizador do evento, «esta 3ª edição promete ser a melhor de sempre, com um recorde de participação em quantidade e especialmente em qualidade».

«Temos um grupo de equipas e competições que promete um espetáculo de grande nível de rugby sevens. As equipas encaram este evento como um dos melhores torneios internacionais extra-circuito mundial, onde podem competir com seleções nacionais, clubes e algumas das melhores formações de convites internacionais», afirma.

Para Portugal, Geórgia e Hong Kong esta será uma etapa fundamental nas suas preparações e tentativas de chegar, na melhor forma possível, ao torneio de qualificação para o mundial de rugby sevens a disputar na África do Sul, em setembro de 2022.

As atrações para este ano são inúmeras com grandes equipas a estrearem-se no Algarve. Disso são exemplo os Blue Bulls, um histórico e o melhor clube de sempre em títulos da Africa do Sul, a armada Francesa muito bem representada pelo Landes, Seventise e Fantastic 7s e uma enorme quantidade de equipas e clubes estrangeiros que competem nos Opens Masculino e Feminino.

Destaque também para as equipas portuguesas que aderiram em peso com muitos clubes a estarem representados, incluindo Agronomia, Direito, Cascais, São Miguel, RC Lousã, Associação Académica de Coimbra entre outros.

Nos veteranos, é esperada a presença de um equipa de «lendas mundiais» com ex-jogadores de rugby que representaram os seus países incluindo, por exemplo, Dafyd James (Pais de Gales e Lions) e Paul Varndel (Inglaterra), que vão dar ainda mais prestígio ao Algarve Sevens.