No dia 18 de abril de 2022, comemora-se o DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2022, enquadrado no tema: PATRIMÓNIO E CLIMA.

Para assinalar este dia, por volta das 18.30h o Município de Aljezur, organizou para todos vós um “sunset” no Castelo de Aljezur sob a designação” Clima Cultural”. Durante o evento, pretendemos alertar de forma consciente e responsável para a importância que a alteração climática terá de forma direta no nosso património e no modo como dele usufruímos.

Todos nós temos conhecimento que, nos últimos anos, numa escala global, os desastres são frequentes, por vezes, catastróficos, semeando morte, desolação, destruição e prejuízos incalculáveis para as pessoas, meio ambiente e património, muitos deles relacionados com as alterações climáticas que têm de ser seriamente levados em consideração.

Para refletir sobre estas premissas, durante o decorrer do “sunset”, terá lugar a realização de uma pequena ação de sensibilização, através das mãos da artista plástica Dina Palma Dias que terá como desafio fazer um “live painting”, da vista panorâmica que se vislumbra a oeste do Castelo, ou seja a artista terá como desafio projetar a sua visão dos impactos provocados pelas alterações climáticas sobre a magnífica vista do vale do castelo até à praia da Amoreira.

A acompanhar a artista durante a sua intervenção, irá atuar o “Quarteto de Jazz da ARCM”, formado no ano de 2020, pela Associação Recreativa e Cultural de Músicos, composto por músicos experientes e reconhecidos no meio jazzístico da região.