É a quinta vez consecutiva que o Município recebe este galardão

A Câmara Municipal de Almodôvar, vem por este meio congratular-se, pelo facto de ter sido, pela quinta vez consecutiva, galardoada com o galardão de "Autarquia Familiarmente mais Responsável". Em todo o Alentejo, apenas Almodôvar, Mértola e este ano também Ourique, receberam esta distinção.

Este galardão é anualmente atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, organismo que acompanha as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar e avalia as políticas locais.

Entre os aspetos avaliados, foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. A distinção resulta de um inquérito realizado a nível nacional, em que são ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.

António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, justifica a atribuição desta distinção pela quinta vez consecutiva, pelo facto de "a autarquia ter vindo progressivamente ao encontro das necessidades do concelho, nomeadamente através do aumento da comparticipação do cartão do idoso para 100% nos medicamentos não comparticipados, através do apoio a todos os estudantes do ensino superior com transportes e bolsas de estudo, no incentivo à natalidade, no apoio à execução de pequenas obras e reparações domésticas a famílias carenciadas, no apoio aos nossos seniores da Universidade Sénior, na atribuição de verbas para aquisição de material escolar aos estudantes do ensino básico e secundário, entre outras medidas inseridas no âmbito da Ação Social e naquilo que é o desenvolvimento social do nosso concelho.".

O presidente da Câmara de Almodôvar realça que "o executivo está plenamente consciente daquilo que é a Ação Social e o que é necessário fazer nessa área, e mais ainda nesta altura crítica que atravessamos com a COVID-19 a afetar todo o mundo".

 

Por: CM Almodôvar