No dia de hoje, 24 de janeiro, a Câmara Municipal de Loulé aprovou, por unanimidade, a adoção de medidas preventivas e a suspensão do PDM no sítio dos Matos da Picota. "Felicitamos a aprovação desta medida que possibilita travar o avanço do projeto da instalação de uma lixeira/unidade de gestão de resíduos neste local", escreve a a AMAP em comunicado.

"Estamos certos que esta medida foi tomada para salvaguardar o ambiente, a qualidade de vida e a saúde das populações. E sabemos que esta medida só foi tomada de forma tão célere devido à mobilização das populações e ao trabalho desenvolvido, inicialmente por um conjunto de cidadãos, e posteriormente pela AMAP e por todos aqueles que se associaram às iniciativas da AMAP. A todos, os nossos parabéns pela vossa ajuda e entrega, a qual resultou na recolha de aproximadamente 2000 assinaturas num abaixo-assinado, na realização de uma reunião popular no dia 02/12/2021, na presença em diversas reuniões, junto da AML, CML e CCDR-Algarve e na demonstração pública de todas as nossas ações e pretensões.

Contudo, a nossa luta ainda não terminou, sendo necessário que os processos que se encontram na CML e na CCDR-Algarve sejam liminarmente reprovados por ser absolutamente incompatível a instalação de uma lixeira/unidade de gestão de resíduos no local pretendido pela Blueotter", continua a AMAP.

"Assim, porque existie um árduo trabalho por desenvolver e porque é necessário esclarecer as populações sobre o trabalho realizado e sobre as acções que terão que ser desenvolvidas pela CML, no próximo dia 02/02/2022, pelas 19h00, irá decorrer uma reunião popular no Clube Recreativo e Cultural do Monte Seco, organizada pela AMAP, a qual contará com a presença do Presidente da CML, Dr. Vítor Aleixo", termina.