Pelo Partido Socialista

Analídio Correia da Ponte - 60 anos de idade  – Candidato à Junta de Freguesia de São Sebastião - Loulé

Se bem que os meus pais residiram em Vale Judeu, nasci na Guia, Albufeira. Resido em S. Sebastião há mais de 35 anos, onde casei e nasceram os meus dois filhos. 

Formado pela Escola Industrial e Comercial de Faro em Secretariado e Relações-Públicas e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve em turismo como Guia Intérprete Nacional.

Profissionalmente tenho como atividades Guia Intérprete Nacional e Consultor de Seguros, para além de ter trabalhado na como rececionista de hotel, relações publicas, comissário de bordo.

Fiz o serviço militar obrigatório como Aspirante Oficial Miliciano em 1981/82.

Grande parte da minha vida também tem estado ligada ao associativismo e à vida pública. 

Membro da Assembleia de Freguesia de S. Sebastião durante 23 anos (4 dos quais como presidente da Mesa da Assembleia) até 2017.

Deputado da Assembleia Municipal de Loulé durante 15 anos também até 2017.

Fui fundador e 1º Presidente da Associação de Pais e Enc. de Educação da Escola EB1 - Vale Judeu e Presidente da Associação de Pais e Enc. de Educação EB1 Av. Ténis de Albufeira.

Atualmente sou Presidente da Comissão de Festas da Nª Srª do Bom Sucesso,

Vice-Presidente do Centro Social e Cultural de Vale Judeu, Membro dos corpos gerentes da Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu, Tesoureiro da AGIGARVE – Associação de Guias Intérpretes do Algarve, entre outros cargos que tive em Associações e Clubes.

A minha situação de candidato liderante da lista à Junta de Freguesia de São Sebastião, como independente, deve-se ao Dr. Vítor Aleixo. Foi uma surpresa o seu convite. Pelas suas alegações e por amor à freguesia aceitei o seu convite, pois os que me conhecem sabem que sempre a defendi e cheguei a ser acusado na Assembleia Municipal “de só defender o meu quintal”, não foi bem assim, mas sempre me bati sobretudo por São Sebastião e pugnei pela melhoria das condições de vida de quem vive e trabalha neste território e é isso que quero, em equipa com todos os elementos da lista, continuar a fazer. Muitos desses pedidos foram concretizados pela CM, é o caso do saneamento básico no Monte Seco, requalificação da Rua Humberto Pacheco (Rua do Cemitério), a pavimentação das estradas de Vale Telheiro à estrada de Salir, do Parragil, da Soalheira, da Cimpor, rotunda em Vale Judeu, a requalificação dos largos Manuel de Arriaga, Urbanização Mira Serra, Parragil, etc.

Entre outros, a nossa linha de ação incidirá sobretudo:

- Em continuar a zelar pela boa manutenção da rede viária rural, uma das importantes tarefas de qualquer executivo de freguesia, sobretudo nesta que é bastante extensa, com cerca de 177 Kms de estradas e caminhos da responsabilidade da JF, pois é uma freguesia de feição rural com 63 Km2 de área.

- Manutenção das escolas EB1 e Jardins de Infância

- JUVENTUDE: criar um programa de atividades para e com os jovens, na cultura, desporto, arte, cinema agora que temos estúdio de cinema em S. Sebastião.

- SENIORES: colaborar para um envelhecimento saudável e ativo, organizando eventos culturais e de lazer, tais como: excursões, bailes, chás-dançantes, artes e criar uma “Academia do saber e do lazer”.

- Descentralizar as Assembleias de Freguesia e criar as “Presidências Abertas” para conhecer a realidade da freguesia e onde todos poderão apresentar os seus pedidos e sugestões.

- Apoiar o comércio local com a sua divulgação de forma digital, criar iniciativas para atrair pessoas às zonas comerciais e estabelecer parcerias para eventos promotores dos produtos e da gastronomia local.

- Apoiar as Instituições de Solidariedade Social, Coletividades, Clubes e Associações.

- Não é só com grandes obras que vive uma freguesia, por vezes com pequenos gestos, podemos deixar as pessoas felizes e motivadas, por isso, queremos instituir a atribuição de prémios de “Reconhecimento Escolar” para os melhores alunos que frequentam os nossos estabelecimentos de ensino e do “Cidadão de Mérito” que se tenha distinguido por ações a favor deste território ou que tendo aqui nascido seja uma referência a nível nacional ou internacional. Prémio a atribuir durante as comemorações da fundação da freguesia que foi a 13 de agosto de 1890.

- Promover formações de interesse para a comunidade, quer sejam para os agricultores, estrangeiros residentes para aprender a nossa língua, entre outras.

- Construir parques de merendas.

As nossas prioridades, que embora sendo competências da CM, iremos ser insistentes na sua concretização:

- Saneamento básico nomeadamente na EN125 entre o Conseguinte e Selões, Vale Telheiro, Sobradinho, Alfeição, Lagoa de Momprolé e esgotos na Soalheira.

- Estradas - colocação de piso ou melhoramento do existente nos locais mais necessitados.

- Ser persuasivo com a CM e a Segurança Social sobre a necessidade da construção de pelo menos um Centro de Dia e Lar, a única freguesia do concelho de Loulé que não dispõe desse equipamento.

- A revisão do PDM (terá de se revisto até finais de 2022) que também permita às zonas menos povoadas ter áreas urbanizáveis, a pensar nos residentes que pretendam contruir e sobretudo para que os pais e avós possam construir em proximidade para os seus filhos ou netos.

- Reabilitação urbana - encontrar soluções para junto dos proprietários e em parceria com a CM propor a recuperação de imóveis degradados ou devolutos por questões de segurança, de estética e de preferência voltarem a servir de habitação.

- Colaborar no fomento da habitação social a custos controlados.

- Creches, Jardins de Infância e Escolas do Ensino Básico.

- Parques infantis e espaços de manutenção física.

- Capela Mortuária ecuménica, junto ao cemitério.

- Ciclovias e vias para peões.

- Requalificação da entrada poente da cidade.

- Toponímia com a respetiva numeração nas zonas urbanas da freguesia que ainda não têm.

- Reabilitação e embelezamento de diversos espaços ou largos.

- Junto com a Igreja, a Comissão Fabriqueira e a CM criar uma Via Sacra da Igreja de S. Francisco até à Capela da Nª Srª da Piedade. Colaborar com estas entidades para, se possível, dar ainda um maior brilho à festa da Padroeira dos Louletanos, a Mãe Soberana, e pugnar pelo aumento do turismo religioso neste Santuário com o maior número de visitantes a sul de Fátima.

- Atrair turismo da natureza com a divulgação, criação e sinalização de percursos pedestres e BTT no Cerro Cabeça de Câmara, ribeira de Algibre e Megalapiás da Varejota que farão parte do futuro Geoparque Algarvensis.

- Propor à CML que no sítio da Renda, no terreno camarário, criar por questões de segurança rodoviária e das pessoas, uma via pedonal e ciclovia paralela à E270, por esta ser estreita e estrangulada com muros.

 

- Articular com o futuro Plano Estratégico do Turismo para tornar operacional uma azenha na ribeira de Algibre e um moinho na freguesia para visitas, sobretudo escolas e turistas, que se enquadrem no programa que a CML está a fomentar de Turismo da Natureza. Criar mais açudes para reter a água dessa ribeira para a fauna, vegetação ripícola e infiltração nos aquíferos tudo isto integrado no futuro Geoparque ALGARVENSIS.

 

- Assegurar uma gestão financeira responsável para uma freguesia com um orçamento de cerca de 550.000€.

- Em último lugar, mas para nós a mais importante de cariz social, apoiar as famílias efetivamente carenciadas, sobretudo numa época em que a pandemia criou muitas situações, algumas de pobreza envergonhada.

 

É nossa pretensão fortalecer o orgulho dos que residem, trabalham, amam ou nasceram nesta freguesia, pois todos temos SÃO SEBASTIÃO NO CORAÇÃO!!!

 

 

Texto da inteira responsabilidade do Candidato.