Entre 4 e 13 de novembro, o Parque de Feiras e Exposições de Portimão acolherá a 359ª edição da Feira de São Martinho, o mais antigo evento popular que se realiza na cidade e cujas origens remontam a 1662.

Neste polo incontornável de animação outonal, não faltarão as tradicionais castanhas assadas, as batatas-doces, os figos, as nozes, o polvo assado, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, pistas de carrinhos-de-choque e carrosséis, num certame que fará mais uma vez as delícias de miúdos e graúdos.

Nos dez dias mais animados do ano haverá duas datas temáticas, a primeira das quais destinada a crianças e jovens (10 de novembro - Dia da Juventude), enquanto o encerramento da feira, a 13 de novembro, será consagrado às famílias. Em ambos os casos, nos espaços aderentes os frequentadores beneficiarão de preços especiais.

Como também tem sido habitual, o Portimão Arena acolherá um conjunto de marcas automóveis, que mantêm uma aposta firme neste evento popular para expor e apresentar as suas viaturas, entre veículos novos e usados, não sendo esquecidos os amantes das duas rodas, que poderão apreciar igualmente alguns modelos em exposição.

 

Horários de funcionamento e acessos à feira

No primeiro dia, 4 de novembro, a Feira de São Martinho poderá ser visitada das 16h00 à 01h00, no dia 5 funcionará das 10h00 à 1h00, de 6 a 10 abre portas das 10h00 às 24h00 e nos dias 11 e 12 receberá visitantes das 10h00 à 01h00. No derradeiro dia, 13 de novembro, a feira abrirá das 10h00 às 24h00.

No que respeita a acessos, durante os períodos em que o evento estiver aberto ao público encontra-se transitável a entrada sul do Parque de Feiras e Exposições, através da zona ribeirinha de Portimão, junto à ponte ferroviária, numa área onde existem diversos espaços de estacionamento, bem como a habitual entrada norte, para quem venha do Largo Gil Eanes ou das Cardosas.

Outra forma de chegar à Feira de São Martinho será pela rede de transportes urbanos Vai e Vem, que tem paragens nas Cardosas, no Parque de Feiras e Exposições e no Largo do Dique, podendo os horários e demais informações ser consultados em www.vaivem.pt.

Em virtude dos trabalhos de montagem e desmontagem do certame, e para segurança de expositores e visitantes, informam-se os munícipes que habitualmente se deslocam a pé ou de bicicleta pelo Parque de Feiras e Exposições de Portimão, para ligação à zona ribeirinha da cidade, que a passagem estará interditada de 30 de outubro a 4 de novembro e de 14 a 17 de novembro, estando autorizado o acesso pedonal no período em que decorrerá a feira, condicionado ao horário de funcionamento da mesma, ou seja, das 16h00 à 01h00 no dia 4 de novembro e das 16h00 às 24h00 entre 5 e 13 de novembro.

De referir ainda que em novembro não haverá lugar ao mercado mensal, que regressará a 5 de dezembro, nem à Feira de Velharias, que estará de volta nos dias 4 e 18 do mesmo mês.