GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Bragança é uma das cinco gerações principais que “andaram a filhar o Reino de Portugal” (Livro Velho, 1270). As outras foram as de Sousa, Maia, Ribadouro e Baião.

A origem vem do clérigo do Mosteiro de Castro de Avelãs, Mendo Alan, de Bragança, que “filhou” a princesa Ardzruni, filha de Senekerin Ardzruni, Rei de Vaspurakan, Arménia (n.960 e +1027), a qual veio em peregrinação a Santiago de Compostela… mandando de volta os acompanhantes.

Oroana Mendes e Fernão Mendes “o Velho" de Bragança foram filho de Mendo e de Ardzruni. Este casou com uma filha do Rei D. Afonso VI (1072-1109) e foi Governador de Chaves (1112), por sua cunhada D. Teresa, Condessa de Portugal.

Mem Fernandes Antas de Bragança, filho de Fernão Mendes, casou com Sancha Viegas de Baião (filha de Egas Gosendes e de Usco Viegas). Foi Governador de Bragança e Alferes (1146) de D. Afonso Henriques.

Destes foram filhos Rui Mendes, Governador de Seia (1132) e Fernam Mendes de Bragança “o Bravo”, referido entre 1142-1160 e que foi casado com Tereja Soares da Maia (filha de Soeiro Mendes da Maia “o Bom" e de Gontode Moniz). Raptou Sancha Henriques, esposa de Sancho Nunes de Barbosa e irmã de D. Afonso Henriques por terem troçado da sua barba suja de gordura. Também cegou e matou o irmão e meteu a mãe na pele de uma ursa e atirou-a aos cães…

Pedro Fernandes "Bragançom" de Laedia foi filho do “Bravo” e de Tereja e casou com Froilhe Sanches de Barbosa, filha Sancho Nunes de Barbosa e de Sancha Henriques, sua madrasta… Foi Mordomo-mor de D. Afonso Henriques desde 1169 e de D. Sancho I até 1194.

Outros do apelido são descendentes de D. Afonso (filho de D. João I e de Inês Peres) e de Dona Beatriz Pereira (filha de D. Nuno Álvares Pereira e de Leonor de Alvim) – a Casa Real de Bragança (fig. Brasão).

Em Loulé, o 1º referenciado (1487-1494) nas Actas de Vereação, foi Gomez Affomso Brragança, porteiro e codrilheiro da rua de Sam Sebastiam. Em 1526, Lourenço Afonso Bragança chegou a acordo sobre umas cabras com Vicente Afonso Bragança…