O Comando Territorial de Faro, através do Destacamento Territorial de Loulé e do Destacamento Territorial Faro, no dia 8 de agosto, apreendeu cerca de 3 600 quilos de alfarroba, nos concelhos de Loulé, Faro e São Brás de Alportel.

No âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à apanha, transporte e comércio de alfarroba, os militares da Guarda fiscalizaram diversos produtores e veículos que efetuam o transporte deste produto até aos respetivos pontos de comercialização. No decorrer das diligências policiais foram elaborados dez autos de notícia por furto de alfarroba, tendo sido constituído arguido um indivíduo e identificados outros nove, com idades compreendidas entre os 25 e os  62 anos. Foi ainda apreendidos cerca de 3 600 quilos de alfarroba, uma vez que os suspeitos não conseguiram justificar a sua proveniência.

Foram ainda elaborados dez autos de contraordenação de âmbito rodoviário, para além de 14 por infrações ao Regime de Bens em Circulação.

A ação contou com o reforço de militares do dispositivo territorial, da Unidade de Ação Fiscal (UAF) e do Destacamento de Intervenção (DI) de Faro.