O Comando Territorial de Faro, através do Destacamento Territorial de Tavira, no dia 2 de dezembro, apreendeu 809 botijas de óxido nitroso, no concelho de Tavira.

Na sequência de uma investigação com base em informações do Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro de Castro Marim e Ayamonte e no intercâmbio de informações com a Guardia Civil, de Espanha, foi realizada uma operação de vigilância na fronteira terrestre, junto à Ponte Internacional sobre o Rio Guadiana, que permitiu detetar a circulação de um veiculo pesado de mercadorias suspeito, oriundo de Espanha. Os militares da Guarda conseguiram intercetar e fiscalizar a viatura, na Via do Infante, já no concelho de Tavira, onde foi possível constatar que transportava 809 botijas de óxido nitroso, no valor estimado de mais de 55 mil euros, as quais foram apreendidas, uma vez que não eram acompanhadas da respetiva autorização por parte da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P (Infarmed) ou documentação que comprovasse que se destinavam a fins farmacêuticos.

Da ação, para além da apreensão das botijas, resultou a identificação de dois homens de 31 e 35 anos, que seguiam na viatura, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Tavira.

A Guarda Nacional Republicana relembra que o óxido nitroso é um medicamento sujeito a receita médica e é destinado à utilização terapêutica em meio hospitalar.

A ação contou com o reforço do Destacamento de Trânsito (DT) de Faro.