Decorreu no passado sábado um almoço de apresentação dos atletas que vão participar no Campeonato do Mundo de Powerlifting WPC. O convívio teve lugar no Loulé Jardim Hotel e contou com a presença da equipa do Powerlifting LDC/Moov e parceiros deste evento.

Armando Seruca destacou a sua “gratidão pelos atletas, pelo seu esforço e pelo seu empenho para atingir um nível superior”. O técnico e responsável pela organização do convívio, explicou ainda a importância destes atletas para a cidade de Loulé, uma vez que “serão eles a dar a cara pela cidade. Temos atletas muito bons, como o Florindo Pinheiro, que há 25 anos anda em competição e é uma referência a nível mundial. Destacar também o Flávio Santos, natural de Loulé, que começou em 2019 na competição e sempre foi Campeão Nacional, entre outros títulos que foi ganhando”.

Para além disso, “todos os sócios e parceiros foram importantes, como o Filipe Contreiras, responsável pelo Loulé Jardim Hotel, a diretora do Powerlifting Ana Lima e o proprietário do ginásio Moov Fitness Center David Paulo”, presentes no almoço.

“Pretendemos projetar mais a modalidade nos jovens. É complicado com os ginásios fechados, mas todos têm lutado”, acrescentou ainda Armando Seruca.

Os dois atletas que vão participar no Campeonato do Mundo de Powerlifting WPC mostraram-se satisfeitos com o reconhecimento feito pelo Louletano Desportos Clube, através do Departamento de Ginástica e Artes Marciais.

Florindo Pinheiro, melhor Atleta Masculino em 2019 do Campeonato do Mundo e Recordista Mundial, explicou ao nosso jornal que “o facto de irmos ao Campeonato do Mundo já não é novidade, mas este ano o Mundial será realizado no nosso país e isso dá-nos a oportunidade de fazer grandes marcas e não ter o ‘problema’ das viagens’”.

 

Para Flávio Santos, que começou a competir há três anos, esta "é uma gestão completamente diferente e é mais motivador, porque conseguimos pensar logo em melhores marcas [uma vez que a prova será realizada em Portugal]”. O atleta também já foi Campeão Nacional por duas vezes (2019-2020).

Qualquer desporto fica mais fácil se existir entreajuda entre os atletas que nele participam e aqui, não é diferente. Florindo Pinheiro e Flávio Santos destacaram ainda a forma como se auxiliam e aconselham um ao outro. À experiência de 25 anos de Florindo Pinheiro, junta-se a motivação extra e vontade de fazer mais de Flávio Santos, o que resulta numa dupla bem-sucedida em termos de resultados no Powerlifting.

O Presidente do Louletano, António do Adro, fez também questão de marcar presença no almoço convívio. “Este é um trabalho que, a muito custo, todos conseguimos criar. Às vezes as pessoas não entendem como é que o Louletano, que não tem muita tradição na musculação, chegar a um nível destes”, realçou.

O responsável pelo Clube destacou ainda o trabalho de Armando Seruca. “Ele conseguiu a amizade dos atletas, como a do Florindo, por exemplo, e conseguiu ainda tirar o potencial de louletanos, como o Flávio”.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, passou pelo Loulé Jardim Hotel para cumprimentar os atletas, mostrando-se desde logo satisfeito pelos seus resultados no Powerlifting. Em representação da Câmara Municipal, Eduardo Pires, da seção do Desporto, referiu que “da nossa parte [autarquia], temos todo o interesse em dar apoio a esta modalidade, que deve ser valorizada, assim como os atletas e o Armando Seruca, responsável por dinamizar este desporto no nosso concelho”.

O objetivo é agora conseguir as melhores marcas no Campeonato do Mundo, que se vai realizar na Trofa, de 15 a 21 de novembro.

Por: Filipe Vilhena