A Associação de Acordeão do Algarve irá inaugurar a sua nova sede no dia 2 de julho pelas 15h. Situada em Olhos de Água (Albufeira) na Rua da Igreja, Edifício Vila Mar, Lote 11, a inauguração contará com a presença dos associados e amigos da associação e de várias entidades que acompanham o desenvolvimento da região do Algarve.

O evento terá início com o descerramento da placa alusiva à nova sede, seguindo-se a sessão solene de boas-vindas e alguns momentos musicais ao som do Acordeão.

A Associação de Acordeão do Algarve foi fundada em oito de junho de 2005 com o objetivo de desenvolver atividades culturais relacionadas com o Acordeão e representar os seus associados junto de entidades nacionais e internacionais.

De 3 a 9 de novembro de 2019, em parceria com o Município de Loulé e a Confederação Mundial de Acordeão, a Associação de Acordeão do Algarve organizou o 69º Troféu Mundial de Acordeão considerado pela crítica especializada como o evento de maior prestígio na arte de tocar este instrumento.

O evento foi realizado na cidade de Loulé com o apoio de várias entidades, nomeadamente: Câmara Municipal de Loulé, Direção Regional de Cultura do Algarve e Região de Turismo do Algarve.

De 15 de maio a 19 de junho de 2021, a Associação de Acordeão do Algarve organizou em parceria com o Município de Albufeira, Direção Regional de Cultura do Algarve, Paróquias de Albufeira, Paderne e Boliqueime a primeira edição do Ciclo de Concertos Albufeira’21. O ciclo de concertos foi transmitido em Live Streaming pela “Mais Algarve” e contou com a participação de vários músicos oriundos do Algarve e a nível nacional.

Atualmente, a associação conta com a participação e envolvimento de acordeonistas de renome tendo já fundado a Orquestra de Acordeão do Algarve e desempenha a função de selecionar os candidatos portugueses para o Troféu Mundial de Acordeão.