A Coligação Democrática Unitária (CDU) vai candidatar Vergílio Ambrósio à presidência da Câmara de Loulé (Faro) nas próximas eleições autárquicas, anunciou a coligação formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV).

Vergílio Ambrósio, de 62 anos, natural de Redondo (Alentejo) é funcionário do Instituto dos Registos e do Notariado e foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas.

Militante comunista desde 1977 e membro do PCP/Loulé, concelho onde reside há cerca de 40 anos, tem participado regularmente nas listas da CDU concorrentes às eleições autárquicas, tendo já sido eleito para a Assembleia Municipal de Redondo.

Sócio e ativista em diversas associações, fez parte da direção da Casa da Primeira Infância de Loulé, indicou a CDU no comunicado em que anunciou a candidatura.

Vergílio Ambrósio tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência autárquica o socialista Vítor Aleixo, atual presidente e que se recandidata ao cargo, e o deputado Rui Cristina (PSD).

A coligação informou ainda que a técnica de contabilidade Carla Gomes, de 40 anos, será a cabeça de lista à Assembleia Municipal de Loulé nas próximas eleições autárquicas.

Para a CDU, o concelho de Loulé “necessita de uma política alternativa que valorize os serviços públicos, os trabalhadores e o tecido empresarial, que promova a igualdade de oportunidades sem discriminações”, promovendo os seus produtos e territórios.

“É necessário que se criem melhores condições de acesso à habitação, à saúde, à educação, à cultura e ao desporto”, defende a coligação, comprometendo-se a reforçar a sua intervenção “em defesa dos interesses das populações, do poder local democrático e do desenvolvimento do concelho”.

Para a coligação PCP/PEV, o concelho, que “tem sido gerido há décadas pelo PS ou PSD, é marcado por profundas desigualdades e fragilidades sociais, por uma política de favorecimento dos grandes interesses e negócios da especulação imobiliária”.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PS obteve a maioria absoluta em Loulé, ao garantir sete dos nove eleitos na Câmara Municipal, contra dois da coligação “Todos pelo nosso Concelho”, formada pelo PSD/CDS-PP/MPT.