As últimas campanhas do Banco Solidário Animal (BSA), realizadas em outubro e início de novembro em hipermercados e supermercados de todo o país permitiram angariar 231,5 toneladas de alimentação para cães e gatos.

Os bens doados foram distribuídos por centenas de associações e grupos informais de apoio animal e por famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo inscritos nos Programas de Apoio da Animalife, a entidade promotora e organizadora do BSA. 

«Agradecemos, em primeiro lugar, aos nossos parceiros Auchan e Missão Continente que, perante a situação de emergência social e alimentar que enfrentamos, acreditaram na nossa capacidade para organizar em segurança uma recolha em loja», refere Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife. 

«Agradecemos também às equipas de voluntários que, apesar das condições muito difíceis em que decorreram as campanhas, nos permitiram concretizar estas iniciativas, garantindo a segurança de todos», acrescenta. 

A realização destas campanhas de BSA ocorreu numa altura em que diversas associações e pessoas em situação de carência económica se debatem com enormes dificuldades para alimentar os animais que têm a cargo, na sequência da pandemia de COVID-19. 

«Dado o agravamento da situação epidemiológica, receamos que este tipo de apoio fique suspenso por tempo indeterminado, o que nos preocupa, uma vez que os mais de 60 mil animais ajudados pelo BSA necessitam diariamente de alimentação e nem sempre as associações têm outros meios à sua disposição para conseguirem angariar quantidade tão significativas de ração», afirma Rodrigo Livreiro. 

O BSA acontece habitualmente três vezes por ano (fevereiro/março, maio e setembro/outubro), em hipermercados e supermercados de todo o país.

A pandemia de COVID-19 obrigou ao cancelamento de algumas campanhas, o que se refletiu no dia-a-dia de centenas de associações abrangidas pela iniciativa.  

O regresso às lojas aconteceu no primeiro fim de semana de outubro, por ocasião do Dia Mundial do Animal, nas lojas Auchan e My Auchan. Seguiram-se as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, que receberam a 23.ª iniciativa do BSA no final de outubro e início de novembro.   

 

Mais informação sobre o BSA disponível em www.bsa.animalife.pt

 

Sobre a Animalife 

A Animalife é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em outubro de 2011, cujo objetivo é diminuir o grave problema do abandono animal, atuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias. 

Ao longo dos anos, tem investido em três linhas de ação: apoio a associações e grupos de proteção animal; apoio a famílias em situação de carência económica; e acompanhamento de pessoas em situação de sem abrigo com animais a cargo.   

Atualmente ajuda 335 entidades de apoio animal, 170 protetores individuais, cerca de 500 famílias e mais de 80 pessoas em situação de sem abrigo, num universo de aproximadamente 60 mil animais apoiados. 

 

Por: Animalife