O autor escolhido para a nova edição desta iniciativa de promoção da leitura foi Pedro Seromenho, sendo que todos os alunos de 1.º ciclo dos municípios das Terras do Infante (Aljezur, Lagos e Vila do Bispo) podem candidatar-se com trabalhos de desenho e escrita até 3 de março de 2023.

Já na sua 12.ª edição, esta iniciativa surgiu da intenção do município em incentivar à leitura de autores portugueses por parte dos jovens alunos de 1.º ciclo, mas também de estimular a sua criatividade e imaginação. Os alunos podem concorrer em duas modalidades, Desenho e Escrita (poesia, prosa ou conto), devendo os trabalhos ser inspirados em obras do autor convidado. As participações deverão ser originais e entregues até 3 de março de 2023 nas instalações da Biblioteca Municipal de Lagos com indicação do nome, nome do professor e estabelecimento de ensino, sendo que serão igualmente aceites trabalhos de grupo até 3 elementos. Os melhores trabalhos serão premiados com livros e vales para descontar numa livraria local.

Presença assídua em Lagos, Pedro Seromenho reside em Braga e diz-se «eitor, escritor, ilustrador, editor, contador de histórias e detetive de pares de meias perdidas». É fundador da editora Paleta de Letras e já publicou mais de dezoito livros infantojuvenis, entre eles «Uma mão cheia», «O meu avô consegue voar», «Porque é que os animais não conduzem», «A cidade que queria viver no campo», «A fuga da ervilha» e »A raposa fabulosa».