Os leitores da BIBAL vão, brevemente, ter acesso gratuito a mais de 7000 publicações online. A aquisição deste serviço, num investimento que ronda os 20 mil euros anuais, foi hoje aprovada em Reunião do Conselho Intermunicipal.

Os leitores da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) vão passar a ter à sua disposição o serviço PressReader, uma plataforma digital que dá acesso a jornais e revistas online. Este serviço inovador é gratuito e permite ler instantaneamente, ou descarregar para ler mais tarde, mais de 7.000 publicações nacionais e estrangeiras.

A proposta de aquisição deste serviço foi hoje aprovada, por unanimidade, na Reunião do Conselho Intermunicipal. Todos os presidentes reconheceram a importância da medida para as comunidades da região e vão suportar esta despesa, garantindo, assim, a disponibilização do serviço na rede de bibliotecas municipais pertencentes à BIBAL (refira-se que o único município que ainda não tem Biblioteca é do de Aljezur).

Os autarcas do Algarve pretendem incentivar à leitura e acreditam que esta iniciativa universaliza e democratiza o acesso à informação e ao conhecimento. Para além disso, tratando-se de um serviço online, fazem-no de forma sustentável, global e fácil, no âmbito da missão das bibliotecas públicas.

A PressReader é uma plataforma digital, distribuída em Portugal pela WECUL e disponibiliza o acesso direto e integral a publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de um interface com várias funcionalidades, entre elas pesquisas por título, país, língua ou categoria. O acesso à plataforma será feito através de uma app, com as credenciais de utilizador da biblioteca.

Prevê-se que, até ao final deste ano, as Bibliotecas Municipais do Algarve já possam disponibilizar a ferramenta a todos os seus leitores.

 

Por: WLP