30 de junho é a data limite para submissão de candidaturas

Termina a 30 de junho o prazo de candidaturas à bolsa de investigação clínica que vai atribuir 15 mil euros ao melhor projeto sobre leucemia mieloide crónica (LMC). Esta é uma ação promovida pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e pela Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), em parceria com a Novartis.

Podem candidatar-se a esta bolsa todos os projetos subscritos por investigadores nacionais ou estrangeiros a trabalhar em instituições portuguesas e com formação profissional e/ou académica superior. Serão valorizados projetos de caráter multidisciplinar e de colaboração/parceria entre várias instituições, nomeadamente com associações de doentes.

As candidaturas devem ser submetidas por email para a APCL, para o endereço bolsas@apcl.pt . O regulamento poderá ser consultado no site da APCL, aqui.

Estima-se que, em Portugal, sujam aproximadamente 100-150 novos casos por ano. A LMC representa cerca de 15% do total de todas as leucemias. É ligeiramente mais frequente no sexo masculino, sendo geralmente diagnosticada entre os 50-60 anos de idade e muito rara na infância.