O Nacional conseguiu hoje o primeiro triunfo na edição 2020/21 da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer fora o Farense por 1-0, num embate entre equipas promovidas, da segunda jornada da prova.

No Estádio Algarve, casa emprestada dos algarvios, um golo do colombiano Brayan Riascos, aos 58 minutos, selou o triunfo dos insulares, que na primeira ronda tinham empatado a três na receção ao Boavista.

Na classificação, o Nacional passou a somar quatro pontos, isolando-se, provisoriamente no quarto lugar, enquanto o Farense, que tinha perdido 2-0 no reduto do Moreirense, manteve-se com zero, junto com mais quarto equipas.

Declarações após o jogo Farense-Nacional (0-1), da segunda ronda da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Algarve:

 

Sérgio Vieira (treinador do Farense): "A eficácia não quis nada com a gente. Fizemos um bom jogo, mais uma vez, em termos gerais. Em termos específicos, o lance do golo que sofremos foi uma situação de seis contra três, com um remate de fora da área. Tínhamos superioridade numérica e o lance definiu o resultado final.

Estamos a ser infelizes no desfecho dos jogos, com pequenos erros que cometemos, e acabámos por ser penalizados. Houve uma evolução do ponto de vista defensivo, estivemos mais seguros e mais rigorosos, mas permitimos esta situação que foi fatal para nós. Muita coisa positiva foi feita hoje, mas temos de continuar a evoluir para conquistar pontos.

Sentimos um pouco [o golo]. Os jogadores acabam por sentir um bocado a injustiça do rumo dos acontecimentos. Estávamos bem na partida, estávamos melhor, o Nacional não saiu uma vez a jogar da sua grande área - coisa que no último jogo fez constantemente e é característico deles -, o que quer dizer que estivemos bem organizados, a pressionar alto, a ganhar primeiras e segundas bolas e, com a bola em nosso poder, criámos situações para fazer golo, mas não marcámos.

Quando sofremos o golo, acabou por pesar, por poucos momentos. Ainda tentámos, trocámos um central por um médio e, até ao apito final, mostrámos uma atitude muito forte, vontade de chegar ao golo e tentar inverter o rumo dos acontecimentos.

Infelizmente, há fases assim e a nossa fase é esta. Sabemos também da etapa em que estamos quanto à preparação da equipa, temos jogadores em processos muito atrasados, do ponto de vista físico e do ponto de vista competitivo, porque é um ano diferente e temos de meter isso em cima da balança quando pesamos as circunstâncias do desempenho. Temos de levar as coisas positivas e corrigir as coisas menos boas que fizemos."

 

Luís Freire (treinador do Nacional): "Foi um dia especial, principalmente porque vencemos. Mais do que a primeira vitória na I Liga do Luís [Freire] é uma vitória do Nacional e dos meus jogadores, que têm trabalhado bastante e formam um grupo humilde e irreverente e que quer disputar os jogos sempre com a perspetiva de conquistar os três pontos.

Sabíamos que o Farense, vindo de uma derrota e a jogar em casa, era uma equipa complicada. Era um jogo entre duas equipas que subiram agora de divisão, a tentarem afirmar-se e ganhar estabilidade nestes jogos iniciais.

Na primeira parte, a minha equipa bateu-se muito bem e criou várias ocasiões de golo. O Farense também nos criou problemas, mais nas bolas paradas - e isso foi ao longo do jogo todo -, mas passámos por essas situações e, com bola, fizemos um jogo interessante para quem está a jogar fora.

Na segunda parte, o jogo estava equilibrado e o golo do Riascos meteu-nos em vantagem. Se a minha equipa tentou sempre ter critério e tentar chegar junta ao meio-campo ofensivo, a partir daí foi quase um pensamento de nos protegermos mais sem bola, juntar-nos e unir-nos.

Os jogadores que entraram, entraram muito bem para uma missão mais defensiva, porque já não havia o mesmo discernimento com bola. O Farense arriscou na frente e nós, com entreajuda e um querer enorme, guardámos os pontos necessários para somarmos aqui a nossa primeira vitória e continuarmos o nosso trajeto.

Dar esse mérito aos jogadores, porque sem a atitude que tiveram, não era fácil passar aqui com esta vitória."

 

Jogo no Estádio Algarve, em Faro.

Farense - Nacional, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

0-1, Brayan Riascos, 58 minutos.

 

Equipas:

- Farense: Hugo Marques, Alex Pinto (Patrick, 81), César Martins (Bandarra, 81), Cássio, Fábio Nunes, Cláudio Falcão (Amine, 73), Fabrício Isidoro, Ryan Gauld, Lucca, Mansilla (Alvarinho, 63) e Stojiljkovic (Pedro Henrique, 73).

(Suplentes: Ricardo Velho, Amine, Filipe Melo, Bura, Bandarra, Patrick, Alvarinho e Pedro Henrique).

Treinador: Sérgio Vieira.

- Nacional: Daniel Guimarães, Rúben Freitas, Pedrão, Lucas Kal, Witi, Nuno Borges, Koziello (Azouni, 57), Rúben Micael (Alhassan, 76), Thill (Gorré, 57), Camacho (Júlio César, 89) e Brayan Riascos (Róchez, 76).

(Suplentes: Riccardo Piscitelli, Azouni, Alhassan, Gorré, Kalindi, Róchez e Júlio César).

Treinador: Luís Freire.

 

Árbitro: Gustavo Correia (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mansilla (09), Lucas Kal (15), Thill (23), Rúben Freitas (51) e Nuno Borges (71).

Cartão amarelo para Sérgio Vieira (90+6).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.