Há vários fins de semana prolongados e pontes para prolongar os dias de descanso. Curioso?

O Ano Novo está à espreita e chegou a hora de começar a planear as férias de 2022. Contam-se 9 feriados durante a semana e há pelo menos quatro pontes que será possível fazer. E quais são? Mostramos tudo neste calendário de 2022 preparado pelo idealista/news para que possas organizar a tua vida e as férias do próximo ano.

Olhar para os feriados de 2022 é para muitos o ponto de partida para organizar a agenda e marcar férias em família. Convidamos-te a fazer uma viagem pelo calendário de 2022 destacando os feriados e pontes que podes fazer ao longo do ano. Preparado?

De janeiro a março: Carnaval 2022 marca passo

Nos primeiros três meses do ano contam-se apenas dois feriados – um deles facultativo. O primeiro feriado do ano é mesmo o dia 1 de janeiro, dia de Ano Novo, que este ano calha a um sábado.

O Carnaval de 2022 vai celebrar-se no dia 1 de março, terça-feira. Embora seja um feriado facultativo pode ser uma boa oportunidade para fazer a primeira ponte do ano, tirando um dia de férias a 28 de fevereiro. Assim, podes desfrutar de 4 dias consecutivos de descanso ou folia: de 26 de fevereiro (sábado) a 1 de março (terça).

De abril a maio: assinala-se a Páscoa 2022

O habitual fim-de-semana de celebrações da Páscoa 2022, vai decorrer de 15 a 17 de abril. Ora, na sexta-feira, dia 15, festejamos a Sexta-feira Santa e logo a seguir a Páscoa de 2022, que se celebra domingo, dia 17 de abril.

Alguns dias depois, há outro feriado a celebrar: o 25 de abril, o Dia da Liberdade, que no próximo ano calha a uma segunda-feira. Já o Dia do Trabalhador (1 de maio) vai decorrer a um domingo em 2022.

De junho a setembro: feriados para descansar no verão

Com o verão à espreita, junho é tradicionalmente o mês das pontes e fins de semana prolongados. Isto porque além dos feriados nacionais somam-se ainda outros municipais.

Ao nível nacional, em junho assinalam-se dois feriados em 2022 e ambos surgem durante a semana. O Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas que se celebra a 10 de junho, no próximo ano vai decorrer a uma sexta-feira. E o Corpo de Deus, a 16 de junho, vai assinalar-se a uma quinta-feira, traduzindo-se numa nova oportunidade para fazer uma ponte.

Quanto aos feriados municipais, destaca-se o Santo António em Lisboa (13 de junho) que em 2022 vai celebrar-se a uma segunda-feira. E o São João no Porto (24 de junho), uma data comemorativa que vai decorrer a uma sexta-feira no próximo ano. Portanto, tanto na capital como na cidade Invicta haverá em 2022 fins-de-semana prolongados nestas datas.

De julho a setembro, conta-se apenas um feriado nacional a celebrar. A boa notícia é que, em 2022, vai calhar durante a semana. Trata-se do dia 15 de agosto, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, que vai assinalar-se a uma segunda-feira. A 7 de setembro celebra-se em Faro o dia da Elevação a cidade, sendo este o seu feriado municipal. Em 2022, assinala-se a uma quarta-feira, a meio da semana.

De outubro a dezembro: Natal de 2022 a chegar

Chegando a outubro de 2022, salta à vista que há um dia de descanso a meio da semana: o dia 5 de outubro, o dia que se assinala a Implantação da República, que vai decorrer a uma quarta-feira.

Em novembro poderá haver mais uma ponte a agendar. O Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, vai assinalar-se a uma terça-feira. Ou seja, tirando o 31 de outubro, poderás desfrutar de quatro dias de descanso: de 29 de outubro a 1 de novembro.

Com o Natal de 2022 a chegar há ainda tempo para descansar aproveitando os feriados e fazendo pontes. O dia 1 de dezembro (Restauração da Independência) vai celebrar-se a uma quinta-feira, tal como o dia 8 de dezembro, o Dia da Imaculada Conceição. Aproveitando as pontes podes usufruir de pausas de 4 dias de descanso duas semanas seguidas: entre 1 e 4 de dezembro e entre 8 e 11 de dezembro.

O último feriado de 2022 é mesmo o dia 25 de dezembro, o dia em que se celebra o Natal.  No próximo ano vai decorrer a um domingo.

Lista de feriados 2022

Para que possas marcar os feriados de 2022 no teu calendário, deixamos-te a lista de  organizada:

1 de janeiro - Ano Novo

1 de março - Carnaval (feriado facultativo, tolerância de ponto depende do Governo, municípios e empresas)

15 de abril - Sexta-feira Santa

17 de abril - Páscoa

25 de abril - Dia da Liberdade

1 de maio - Dia do Trabalhador

10 de junho - Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

13 de junho - Santo António (Feriado municipal de Lisboa)

16 de junho - Corpo de Deus

24 de junho - São João (Feriado municipal do Porto)

15 de agosto - Assunção de N.ª Senhora

7 de setembro - Elevação a cidade (Feriado municipal de Faro)

5 de outubro - Implantação da República

1 de novembro - Dia de Todos os Santos

1 de dezembro - Restauração da Independência

8 de dezembro - Dia da Imaculada Conceição

25 de dezembro - Natal

 

Por: Idealista