O Casa Pia subiu hoje provisoriamente ao quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do Portimonense, por 2-1, com um golo de Antoine nos descontos do jogo da 14.ª jornada.

Em Portimão, Neto, de livre, aos 31 minutos, adiantou os visitantes, e Luquinha empatou para os algarvios, de grande penalidade, quatro minutos depois, com Antoine, aos 90+4, a garantir a vitória para os lisboetas, que passaram a somar 26 pontos, mais um do que o Sporting, que tem menos um jogo.

O Portimonense, que apenas venceu um dos últimos sete encontros do campeonato, mantém-se na sétima posição, com 19 pontos.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense – Casa Pia, 1-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Ângelo Neto, 31 minutos.

1-1, Luquinha, 35 (grande penalidade).

1-2, Antoine, 90+4.

 

Equipas:

- Portimonense: Nakamura, Moufi, Pedrão, Filipe Relvas, Seck, Diaby (Henrique Jocu, 72), Paulo Estrela (Bruno Reis, 72), Ouattara, Klismahn (Ricardo Matos, 62), Luquinha (Rui Gomes, 86) e Yago Cariello (Sapara, 86).

(Suplentes: Mateus, Henrique Jocu, Ricardo Matos, Gonçalo Costa, Kim, Róchez, Rui Gomes, Sapara e Bruno Reis).

Treinador: Paulo Sérgio.

- Casa Pia: Ricardo Batista, Fernando Varela, Vasco Fernandes, Zolotic, Lucas Soares, Taira (Cuca, 86), Ângelo Neto (Yan Eteki, 77), Derick Poloni, Kunimoto (Vitó, 77), Romário Baró (Antoine, 86) e Rafael Martins (Clayton, 62). 

(Suplentes: João Victor, Eduardo Fereira, João Nunes, Léo Bolgado, Antoine, Cuca, Vitó, Yan Eteki e Clayton).

Treinador: Filipe Martins.

 

Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Paulo Estrela (11), Taira (17), Diaby (27), Lucas Soares (33), Klismahn (52), Clayton (79) e Pedrão (83).

Assistência: 1.002 espetadores.

 

No regresso após a pausa para o Mundial2022, o golo do avançado francês (90+4 minutos), o seu primeiro no campeonato, fez justiça à melhor segunda parte dos lisboetas, depois de a primeira metade ter sido marcada pelo equilíbrio e pelos tentos de Ângelo Neto (31) e Luquinha (35, de grande penalidade).

O Casa Pia subiu provisoriamente ao quarto lugar, com 26 pontos, enquanto o Portimonense, que registou o quarto encontro caseiro consecutivo sem vencer, ocupa o sétimo posto, com 19.

O Portimonense apresentou-se num '4-4-2' elástico, com o médio Klismahn a posicionar-se à esquerda no meio-campo, enquanto os 'casapianos', sem dois dos mais importantes titulares, o lateral Leonardo Lelo (lesão) e o extremo Godwin (castigo), apostaram no habitual '3-4-3'.

As duas equipas proporcionaram um encontro bastante mexido e equilibrado nos primeiros 45 minutos, na posse de bola e nas oportunidades, que surgiram de forma constante junto de ambas as balizas.

Depois de uma fase inicial de estudo, o ritmo aumentou a partir do quarto de hora inicial, com um remate para fora de Luquinha, em excelente posição, pouco tempo depois de uma incursão individual de Ouattara travada pelo defesa Zolotic.

O Casa Pia, a fluir o seu futebol mais à esquerda, em zonas pisadas pelo criativo Romário Baró, reagiu e teve duas boas oportunidades, mas Moufi e Pedrão cortaram os remates de Derick Poloni (22) e Lucas Soares (26).

As melhorias evidenciadas pelos forasteiros acabaram por expressar-se no marcador, aos 31 minutos, num livre frontal de Ângelo Neto, com alguma fortuna: a bola bateu em Filipe Relvas, na barreira, e 'traiu' Nakamura, que se lançava na direção oposta.

A vantagem dos lisboetas durou apenas quatro minutos: Lucas Soares derrubou Yago Cariello na pequena área quando este tentava chegar a um cruzamento de Moufi, e Luquinha converteu a respetiva grande penalidade (35).

Até ao intervalo, as duas equipas dispuseram de ocasiões flagrantes: aos 39, Romário Baró assistiu Lucas Soares que, isolado, não conseguiu ultrapassar a 'mancha' de Nakamura, e, aos 45, Luquinha isolou Yago Cariello, que rematou cruzado, a centímetros do poste esquerdo.

Após o intervalo, o Casa Pia reentrou no jogo com mais acutilância - Romário Baró chutou na relva e na bola e atirou ao lado (48) e Nakamura opôs-se a Kunimoto (54 e 60) e Rafael Martins (60) -, levando Paulo Sérgio a reforçar o ataque do Portimonense com Ricardo Matos.

Com os algarvios 'ausentes' do jogo na segunda metade, o conjunto de Filipe Martins foi mantendo o ascendente, mas com menor ritmo, escasseando as ocasiões de golo após a primeira hora de partida.

Os locais, sem soluções para 'mexer' com o encontro e aparentemente confortáveis com o empate, deixaram o jogo arrastar-se até ao fim, mas, nos descontos, quando já ninguém esperava, o Casa Pia acabou por chegar ao triunfo.

Nakamura ainda evitou um remate com 'selo' de golo de Derick Poloni, mas não conseguiu impedir o cabeceamento certeiro de Antoine, saído do banco aos 86, na sequência de cruzamento de Lucas Soares, confirmando estar de 'pé quente', após dois golos na Taça da Liga.