Castro Marim acolheu ontem uma conferência, seguida de debate, sobre o papel dos testes diagnósticos no controla da pandemia de COVID-19.

A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal, em estrei nter – ABC (Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve), Dr. Nuno Marques, também o representante português no grupo de trabalho da Comissão Europeia que tem analisado os testes à covid-19 no mercado europeu.

Com a presença dos profissionais de saúde do ACES Sotavento e membros da Subcomissão da Proteção Civil de Castro Marim, foram debatidas as diferenças entre os vários tipos de testes, PCR e outros, qual a melhor estratégia para diagnosticar a doença e também estratégias de combate à pandemia, que permitam o controlo da propagação do vírus sem dizimar a economia.

«Estas são iniciativas fundamentais e urgentes, no sentido de coordenar esforços, consensualizar medidas e também formas de comunicação com a população local», sublinhou o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Dr. Francisco Amaral.

 

Por: CM Castro Marim