O Centro, que contou com um investimento municipal superior a 10 mil euros, tem capacidade para vacinar 300 pessoas por dia e funciona 7 dias por semana

O Centro Municipal de Vacinação COVID-19 de São Brás de Alportel abriu as suas portas esta terça-feira, dia 27 de abril, dando assim a possibilidade para a vacinação em massa da população. O espaço que vai funcionar sete dias por semana, inclusivamente nos fins-de-semana, feriados e tolerâncias de ponto, tem capacidade para vacinar 300 pessoas diariamente.

“Este é um momento muito importante, há muito desejado, que vem permitir, dentro em breve, a vacinação em massa da nossa população”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro.  “A vacinação é a resposta que nos pode permitir o regresso à normalidade e à dinâmica da nossa economia local, que é tão premente”.

Para a concretização deste centro de vacinação contra o coronavírus COVID-19, o Município de São Brás de Alportel adaptou o Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires às necessidades para assegurar um atendimento eficiente dos cidadãos assim como o cumprimento das regras de segurança, mediante um investimento de mais de 10 mil euros para criar as condições necessárias para o bom funcionamento deste espaço.

O Centro de Vacinação conta com um espaço de receção, salas de espera, três postos de vacinação, um ponto de preparação das vacinas, uma sala de recobro, sala de observação, 3 saídas de emergência, espaços para descanso e refeições dos profissionais afetos a este serviço, bem como balneários. 

O funcionamento do centro é assegurado por 7 profissionais de saúde e 4 funcionários da Câmara Municipal e está aberto das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

O espaço foi visitado esta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, acompanhado pela diretora executiva do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Algarve I Central, Sílvia Cabrita, pela vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Josélia Gonçalves, pela delegada de saúde pública, Filomena Correia e por outros profissionais ligados ao processo.

Enaltecendo o empenho do município na adaptação do pavilhão para acolher este centro de vacinação, Silvia Cabrita sublinhou que “sem as autarquias não seria possível montar esta logística. A Proteção Civil e a autarquia são parceiros imprescindíveis para levar este processo a bom porto”.

“A autarquia tem estado desde o início, como parceiro ativo e inteiramente disponível para dar todo o apoio possível às autoridades de saúde como parceiro. Sem hesitações, temos feito os investimentos necessários para a abertura deste centro de vacinação assim como de outros investimentos necessários para ajudar a comunidade a superar este período pandémico”, explicou Vitor Guerreiro.

Importa referir que só se devem dirigir a este espaço as pessoas que já têm marcação prévia, uma vez que o Centro Municipal de Vacinação funciona por encaminhamento do Serviço Nacional de Saúde.

Se tem 65 anos ou mais e ainda não foi convocado para vacinação, pode  dirigir-se ao Centro de Saúde, ou fazer o seu auto agendamento online através do endereço: https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/  .

 

Por: CM de São Brás de Alportel