Chegou finalmente a Portugal o Citroën AMI, que promete revolucionar a indústria automóvel. O carro pode ser conduzido por maiores de 16 anos com carta de condução da categoria B1.

Quanto ao valor de venda, varia entre os 7,350€ e os 8.710€, dependendo das seis possibilidades de personalização.

Nas lojas aderentes da Fnac e Citroën, pode adquirir vários modelos, como o AMI AMI, MY AMI Orange e MY AMI Khaki, que podem ser comprados online.

Em termos de características, este carro elétrico tem uma autonomia de 75 quilómetros e percorre uma distância que é adaptada aos percursos curtos dentro da cidade e superior àquela que é percorrida diariamente por muitos portugueses nas suas idas para o trabalho, escola, universidade ou outros compromissos.

A bateria é totalmente carregada em apenas três horas, numa tomada de 220 volts. Também o poderá carregar numa Wallbox, através de um cabo adaptado, ou em qualquer tomada elétrica pública. O motor permite atingir uma velocidade de 45 quilómetros por hora. Tem 5,5 kWh de iões de lítio.

O carro elétrico tem quatro rodas de 14 polegadas que facilitam as manobras e um diâmetro de viragem de 7,20 metros. Já a bordo, o Citroën AMI tem espaço para acolher duas pessoas. As pequenas dimensões facilitam o estacionamento na cidade.

Por: Filipe Vilhena