Especialista na área visita a freguesia para possível colaboração com a Autarquia

A Câmara Municipal de Loulé tem promovido, desde 2019, diversas ações e investimentos para ampliar a rede de abastecimento de águas e esgotos na freguesia de Salir, assim como para reforçar a eficiência hídrica da mesma nessa localidade.

Assim, foi aprovado em reunião de Câmara de 21 de outubro o lançamento do concurso público para a ampliação das redes de águas e esgotos na Rua José Domingos Fonseca, um investimento de perto de 550 mil euros, para reforçar as infraestruturas de água para consumo humano e de águas residuais existentes na freguesia de Salir. Estão também adjudicados os trabalhos que irão avançar, muito em breve, para a reabilitação da conduta de distribuição de água e drenagem de esgotos, no complexo desportivo da freguesia, um investimento de cerca de 140 mil euros.

Por outro lado, os serviços municipais procederam, em 2019, ao cadastro da rede, com um levantamento exaustivo do tipo de tubagens existentes, diâmetro e idade das mesmas. Foram igualmente instalados sistemas de monitorização de caudal e pressão ao longo da rede, informação que constitui peça fundamental para uma base de trabalho e possível colaboração do especialista na área, António Carmona Rodrigues, que, a convite do Município de Loulé, e na qualidade de consultor e académico na área dos recursos hídricos, visitou hoje Salir para uma avaliação e possível colaboração na criação de soluções para a rede de abastecimento de águas nesta localidade.

Uma vez que esta é uma das mais antigas redes de água deste território e onde se verifica um dos mais elevados índices de ruturas, pretende-se criar uma resposta que torne esta infraestrutura mais sustentável em termos da eficiência hídrica, de modo a resolver alguns problemas no abastecimento às populações. O objetivo é adequar uma rede datada de 1982 às necessidades atuais e ao crescimento da população e evolução dos hábitos de consumo de água.

Engenheiro Civil, doutorado em Engenharia do Ambiente, a par da docência na área da Hidráulica e de Gestão de Recursos Hídricos, António Carmona Rodrigues esteve ao longo de mais de 38 anos envolvido em diversos projetos importantes em Portugal e alguns no estrangeiro, nomeadamente nas áreas de recursos hídricos, hidráulica e ambiente.

“O Município tem vindo a realizar um importante trabalho na área da eficiência hídrica e na ampliação da rede de abastecimento de águas e esgotos em todo o concelho. O Engenheiro Carmona Rodrigues tem uma vasta experiência nesta matéria e foi nesse sentido que o contactámos para que, num primeiro momento, pudesse fazer uma visita à freguesia de Salir e assim realizar uma avaliação in loco da situação desta localidade.”, explicou o presidente Vítor Aleixo.

 

CML/GAP /RP