É com grande consternação e profundo pesar que a Câmara Municipal de Loulé recebeu a notícia do falecimento de João Martins.

João Martins tinha 69 anos, era natural de Loulé e residia em Almancil desde há largos anos.

Frequentou o Ensino Secundário do Antigo Curso Liceal e foi técnico do Instituto da Segurança Social, onde desenvolveu toda a sua carreira laboral.

O seu percurso político está fundamentalmente ligado ao desempenho de funções autárquicas na freguesia de Almancil, onde exerceu os cargos de presidente da Assembleia de Freguesia, secretário do executivo da Junta de Freguesia e presidente da mesma de 1998 a 2013. Foi também vereador da Câmara Municipal de Loulé tendo gerido os pelouros da Intervenção e gestão social, dos Bombeiros Municipais, Fiscalização Municipal, Associativismo Sociocultural e Transportes, entre os anos de 2013 e 2017.

A João Martins se deve o impulso fundador da ASCA, que foi na freguesia de Almancil, a primeira instituição dedicada ao trabalho social. E foi no cargo de Presidente da Direção desta instituição que nos deixou hoje.

O seu sentido ético, de justiça social e defensor de uma sociedade mais justa e igualitária, levaram-no a desempenhar o cargo de dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores, sendo um defensor intransigente dos direitos dos trabalhadores.

Militante antifascista, esteve em França, no final da década de 60, onde conviveu com os movimentos oposicionistas ao Estado Novo, facto que lhe acabou por reforçar as suas convicções políticas ligadas à LUAR.

Sendo um homem interessado pelos mais diversos temas da nossa sociedade, foi um bibliófilo assumido, gostando de partilhar os seus vastos conhecimentos em tertúlias ou em meros encontros com amigos. Para além disso, foi também um grande entusiasta e amante da cultura popular e das manifestações tradicionais do nosso povo, sendo um colecionador de artefactos patrimoniais de grande relevo.

A Autarquia de Loulé enaltece publicamente o prestimoso contributo de João Martins na vida da comunidade do concelho e endereça, neste momento de profunda consternação, as mais sentidas condolências à família e aos amigos.

Por: Câmara Municipal de Loulé

NOTÍCIA RELACIONADA