Há 17 edições que esta iniciativa conjunta das bibliotecas municipais de Lagos e Loulé celebra a icónica autora Sophia de Mello Breyner Andresen ao mesmo tempo que estimula a criatividade dos jovens algarvios.
Os alunos interessados em entrar neste desafio têm até 18 de fevereiro para entregar os seus trabalhos de escrita e ilustração inspirados na obra da escritora.
 
Este concurso faz já parte da tradição escolar do Algarve, promovendo a leitura junto dos seus alunos, mas também incentivando à exploração da sua imaginação e criatividade tendo em conta a vasta obra de um dos maiores vultos da cultura e literatura portuguesas, Sophia de Mello Breyner Andresen.
 
A iniciativa destina-se a todos os estudantes de 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (ou equiparado) de escolas algarvias. As modalidades a concurso são Escrita (poesia, prosa ou ensaio em língua portuguesa), e Ilustração, sendo que os trabalhos deverão ser inspirados em obras da autora e indicar a qual ou quais se refletem. As participações, individuais ou de grupos com máximo de três elementos, devem ser apresentadas com pseudónimo e ano de escolaridade e devem ser entregues até 18 de fevereiro de 2023 (inclusive) na Biblioteca Municipal de Lagos ou Biblioteca Municipal de Loulé, presencialmente
ou por correio.Nesta edição, a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá em Lagos, a 22 de abril de 2023, aproveitando a celebração do Dia Mundial do Livro logo no dia seguinte, sendo que aos alunos premiados serão atribuídos cartões-oferta a descontar em livrarias locais de Lagos ou Loulé (quatro prémios em cada nível de escolaridade, dois por categoria).
 
O Concurso Literário Sophia de Mello Breyner tem- assumido, ano após ano, como uma das mais importantes iniciativas de promoção da leitura junto dos jovens algarvios, permitindoainda reforçar os laços entre as bibliotecas de dois municípios com tanta ligação à autora.