O sucesso do processo de vacinação em Portugal e as elevadas coberturas vacinais que o país apresenta estão associados à redução da taxa de incidência de infeção por covid-19, bem como à diminuição de hospitalizações.

Esta é uma das conclusões do estudo apresentado pelo chefe da Divisão de Epidemiologia e Estatística (DSIA) da Direção-Geral da Saúde (DGS), Pedro Pinto Leite, na última reunião de especialistas e políticos ocorrida na sede do Infarmed, em Lisboa. 

Quando ao número de pessoas hospitalizadas em enfermaria, em cada 5 casos de COVID-19, 4 não tinham o esquema vacinal completo, “o que vem reforçar a importância da vacinação”. 

Pedro Pinto Leite apresentou também números sobre doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos, realçando que, nestes casos, a “diferença é ainda maior”: em cada 15 casos, apenas um não tinha a vacinação concluída. 

Relativamente ao risco de hospitalização, “em todos os grupos etários é evidente a proteção conferida pela vacina - o risco é 3 a 8 vezes inferior nos casos de pessoas que não estão vacinados ou têm a vacinação completa, acrescentou. 

“O mesmo fenómeno pode ser observado relativamente à letalidade, sendo o risco de morte inferior em todos os grupos etários”, salientou Pedro Pinto Leite. 

“A vacinação é um sucesso e termina uma fase da pandemia, caracterizada por uma tendência decrescente da incidência”, concluiu o responsável, lembrando, contudo, que o outono/inverno trará alguns desafios, “entre os quais a baixas temperaturas e outros vírus respiratórios em circulação”. O especialista alertou, assim, para a necessidade de se manter a monitorização e vigilância epidemiológicas.

Por: DGS