A navegabilidade e valorização do Guadiana, o projeto ATLAZUL e a Universidade do Mar são três dos temas integrados no programa de trabalho sobre cooperação transfronteiriça, promovido pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e do Algarve e pela Junta de Andaluzia, que decorrerá amanhã, dia 26 de janeiro, em Mértola e Alcoutim.
Nos termos do programa anexo, ao longo da jornada de trabalho dos responsáveis dos três territórios que integram a Eurorregião Alentejo - Algarve – Andaluzia n(EuroAAA), a temática do crescimento azul motiva as participações das principais entidades envolvidas na sua operacionalização em Portugal e em Espanha.
 
Durante a manhã, os trabalhos decorrem no Pavilhão Multiusos de Mértola, sendo apresentadas a Estratégia de Cooperação para Infraestruturas Verdes e Biodiversidade e a Intervenção Territorial Integrada (ITI) Água e Ecossistemas de Paisagens e debatida a navegabilidade e valorização do Rio Guadiana.
 
Durante a tarde, após uma visita ao local da futura ponte internacional Alcoutim – Sanlúcar de Guadiana, serão abordados o projeto de cooperação ATLAZUL e a “Aliança Europeia de Universidades do Mar" (SEA-EU).
 
Finalmente, pelas 17 horas, após a apresentação do projeto CILIFO, os trabalhos serão encerrados pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, pelo presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, e pelos responsáveis das entidades promotoras, António Ceia da Silva (CCDR Alentejo), José Apolinário (CCDR Algarve) e José Henrique Millo Rocher (Junta de Andaluzia).