«Eletrodomésticos: como escolher?»

A DECO INFORMA…

Em abril de 2020, realizámos o inquérito sobre eletrodomésticos junto dos nossos leitores, que envolveu Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França. Com base nas 87 774 respostas válidas recebidas estabelecemos uma classificação de fiabilidade que considerou, entre outros elementos, a frequência de utilização, os tipos de problemas e as avarias. Seguem alguns exemplos:

Nas marcas de máquinas de lavar roupa cerca de metade obtêm nota máxima na fiabilidade. A Candy e a Teka são as menos fiáveis. Os problemas nos filtros são mais frequentes nas máquinas da Edesa e da Fagor. Estas, a Hoover e a Jocel apresentam mais falhas no fecho da porta. Já nos botões e nos comandos, houve mais problemas reportados por utilizadores de equipamentos da Candy, da Hoover e da Whirlpool. Avarias na centrifugação e na bomba de evacuação são também frequentes. Quase todos os inquiridos têm uma máquina de lavar roupa, a maioria usa-a, pelo menos, duas vezes por semana e em três quartos das situações, os equipamentos custaram entre 250 e 500 euros.

Das 37 marcas de máquinas de lavar loiça para as quais obtivemos resultados, apenas oito conseguiram nota máxima na fiabilidade. Mais de 10% dos utilizadores apontaram falhas na bomba de circulação e evacuação. As máquinas da Becken, AEG, Fagor, Far, Samsung e Brandt são as menos fiáveis. Cerca de oito em 10 inquiridos têm uma máquina de lavar loiça.

Quando comprar eletrodomésticos não se foque apenas no preço - escolha marcas fiáveis e com menor risco de avarias. É igualmente importante analisar o custo de utilização e o desempenho ambiental dos aparelhos - um modelo eficiente e amigo do ambiente pode compensar ao fim de alguns anos - Bastam alguns gestos simples, como usar a máquina de lavar roupa ou loiça apenas com a carga completa e optar pelos programas de lavagem “eco”. Ao fazê-lo na máquina de lavar loiça, por exemplo, poupa cerca de 25% em eletricidade e de 20% em água. O frigorífico deve ser arrumado de forma lógica para reduzir o tempo de abertura da porta, e deve ser alvo de manutenção regular.

 

Por: Deco