«Vamos terminar com o desperdício do pão em casa?»
A DECO INFORMA…
 
O desperdício alimentar é uma preocupação global. Estima-se que sejam desperdiçados 88 milhões de toneladas de alimentos na Europa. Isto corresponderá a cerca de 8% da emissão de Gases de Efeito de Estufa (GEE) responsáveis pelas alterações climáticas que tanto nos afligem. Isto significa também que há muitos outros recursos que são desperdiçados. Por exemplo, estima-se que 25% da água doce do planeta esteja a ser usada para produzir alimentos que depois irão parar ao caixote do lixo. E mais energia, transportes, mão de obra… tudo se perde, por cada kg que se deita fora.  Em Portugal, estima-se que cada pessoa desperdice um equivalente de 134Kg por ano.
 
De facto, apesar da grande diversidade de alimentos desperdiçados, o PÃO é o protagonista da realidade portuguesa. Segundo alguns autores, para além de ser o alimento mais consumido por nós é, também, o mais desperdiçado.
 
Cabe às gerações mais novas começarem a fazer a diferença no combate a este desperdício. O Green Chef 7 convida, assim, as crianças e jovens a serem «chefs» especialistas na elaboração e confeção de receitas culinárias, a partir de sobras alimentares de refeições, onde o protagonista deste ano será o PÃO.
 
Qual é o objetivo deste desafio?
 
Elaborar um vídeo, com a confeção de uma receita criativa e #semdesperdício, onde o PÃO terá que estar incluído, mas também podem incluir outros alimentos. - Uma pitada de criatividade, desde os doces aos salgados este alimento poderá ser usado e aproveitado em várias receitas saudáveis.
 
Quem pode participar?
 
Todos os alunos do Ensino Básico, Secundário e Profissional.
 
As inscrições deverão ser feitas pelo docente responsável pela equipa através da Área do professor na página da DECOjovem. Podem inscrever-se até dia 28 de outubro de 2022!
 
Mais importante: Os vídeos vencedores serão premiados!