Nos passados dias 2 e 3 de Novembro, o deputado do PCP no Parlamento Europeu, realizou no Algarve uma jornada de trabalho dedicada ao contacto com estruturas representativas do sector da pesca tendo em conta a elaboração de um relatório sobre «A situação da pesca de pequena escala na UE - perspectivas futuras» - no âmbito da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu - de que João Pimenta Lopes é relator.
Partindo da situação em que se encontra a pesca no país, com destaque para a pesca de pequena escala, foi possível confirmar problemas concretos relacionados com a formação dos rendimentos, os custos de produção, as dificuldades no acesso a apoios, o envelhecimento da frota e das tripulações, entre outros.
 
Nos contactos realizados foram também identificados outros problemas como o estado de degradação de portos e barras algarvias a requererem urgente investimento.
 
Nesta jornada, João Pimenta Lopes participou ainda em duas acções de luta. Em São Bartolomeu de Messines, teve lugar uma concentração promovida pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos que contou com mais de uma centena de utentes e de autarcas da CDU, em defesa do Serviço Nacional de Saúde, contra a falta de médicos e de consultas naquela unidade de saúde Algarvia.
 
Em Faro, teve lugar uma concentração de trabalhadores promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal – CGTP-IN, no âmbito da greve que está a decorrer (entre 2 e 4 novembro) nos transportes urbanos de Faro (PXM Transportes Urbanos de Faro), onde exigiram o aumento dos salários, a defesa dos direitos e dos postos de trabalho.
 
João Pimenta Lopes participou ainda numa sessão de esclarecimento promovida na noite do dia 2 de novembro no Centro de Trabalho do PCP no concelho de Albufeira.
 
Programa detalhado:
 
Dia 2
 
9:00 – Participação solidária em acção de luta dos utentes no Centro de Saúde de S.B. Messines
10:15 – Participação solidária em luta dos motoristas rodoviários de passageiros (Faro)
12:00 – Visita ao Porto de Pesca de Olhão e reunião com a Olhãopesca
15:00 – Visita às instalações da Docapesca (Olhão)
17:30 - Reunião com a Quarpesca (Quarteira)
21:00 - Sessão de esclarecimento no Centro de Trabalho PCP em Albufeira
 
Dia 3
 
10:00 – reunião com a associação Barlapesca (Portimão)
12:00 - reunião com Associação de Pescadores do Porto de Albufeira
17:30 - reunião com a Associação de Profissionais da Pesca de Alvor