Há mais de 50 dias - desde 2 de dezembro de 2020 - que é impossível proceder à marcação de consultas na unidade de saúde pública do concelho de Vila do Bispo.

Trata-se de uma situação incompreensível extremamente lesiva da população daquele concelho, a qual, segundo o apurado, se deve a repetidas avarias no sistema informático.

Os médicos, deste modo, não têm acesso ao historial dos doentes, privando-os das condições adequadas para o exercício da sua missão.

É incompreensível que o problema se arraste durante um período tão longo, mesmo depois de já terem sido assumidos compromissos que o mesmo seria rapidamente debelado.

Não é a primeira vez que esta anomalia se verifica, pois, em novembro de 2019, também se verificou uma avaria de contornos semelhantes.

Por outro lado, a falência do sistema informático cria dúvidas sobre se o processo de vacinação COVID-19 sofrerá perturbações no concelho.

Importa, por isso, advertir o Governo para a situação, diligência que foi feita por requerimento dirigida à Ministra da Saúde, da autoria dos deputados algarvios do PSD, Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos.