Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

A psoríase é uma doença inflamatória crónica da pele, não-contagiosa, que afeta 1 a 3% da população mundial. Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. A psoríase é uma doença multifatorial que afeta indivíduos com predisposição genética, existindo fatores externos que podem desencadear ou agravar a doença, como o stress, depressão e medicação. É uma doença visível na pele, mas atinge outros órgãos, aparelhos e sistemas, assim como a parte psicológica e emocional (baixa autoestima).

A alimentação não é a cura para esta doença, mas pode ajudar a atenuar sintomas.

Deve promover o consumo de 5 grupos de alimentos para baixar a inflamação:

·         Hidratos de carbono complexos (ricos em fibra), têm baixo índice glicémico – Pão e cereais integrais;

·         Hortofrutícolas, são ricos em antioxidantes – variar é a palavra de honra;

·         Peixe, muito ricos em ômega 3 – sardinha, atum, cavala…

·         Sementes e oleaginosas, boas fontes de fibra, vitaminas e minerais – sementes de girassol, nozes, amêndoas…

·         Gorduras é algo que deverá evitar, contudo a melhor opção é o azeite pelas suas propriedades anti-inflamatórias.

Deve evitar o consumo de 3 grupos de alimentos:

·         Gorduras e alimentos processados, uma vez que promovem o stress oxidativo e inflamação do organismo – batatas fritas de pacote, enchidos, doces…

·         Carnes vermelhas, possuem muita gordura saturada e colesterol – vaca, porco

·         Hidratos de carbono simples (mais refinados), têm alto índice glicémico e estimulam a inflamação – farinha, açúcar, arroz, massa “branca” …

Em suma, deverá procurar ter um peso adequado e ajustado a si, uma vez que excesso de gordura corporal pode promover o aumento da sintomatologia da doença e apostar numa dieta Mediterrânica, o mais variada possível, uma vez que pode despertar uma melhoria significativa na doença. O Nutricionista e o Dermatologista podem ajudá-lo!!!