Andreia Fidalgo, professora auxiliar convidada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UAlg, venceu o Prémio Pina Manique «Do Iluminismo à Revolução Liberal» da Academia Portuguesa da História.

O Prémio Pina Manique “Do Iluminismo à Revolução Liberal” foi atribuído à tese de doutoramento de Andreia Fidalgo, intitulada “A Restauração do Reino do Algarve: reformismo económico nos finais do Antigo Regime”. A tese foi desenvolvida no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global, e defendida, em 2021, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Andreia Fidalgo fez a maior parte do seu percurso académico na Universidade do Algarve. É licenciada em Património Cultural e mestre em História do Algarve pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg. Desde 2014 que colabora como docente convidada na FCHS-UAlg, lecionando atualmente no curso de licenciatura em Património Cultural e Arqueologia e no curso de mestrado em História e Patrimónios. O seu currículo tem incidido na investigação da história do Algarve, nos períodos moderno e contemporâneo, de que tem já vária obra publicada. A sua investigação mais recente tem-se focado sobretudo na Época Moderna, mais especificamente nos finais do Antigo Regime e nas políticas reformistas ilustradas da época, seus impactos e repercussões.

O Prémio Pina Manique “Do Iluminismo à Revolução Liberal” destina-se a contemplar as dissertações de mestrado e doutoramento defendidas no ano anterior ao do prémio, de investigadores nacionais ou estrageiros, que incidam sobre o período cronológico mencionado, visando um maior e melhor conhecimento da História de Portugal e da sua relação com uma Europa em mudança.

A cerimónia oficial de entrega dos prémios da Academia Portuguesa da História decorrerá no dia 7 de dezembro, às 15h00, na sua sede, Palácio dos Lilases, na Alameda das Linhas de Torres, em Lisboa.