A eleição do próximo Presidente da República portuguesa decorrerá no próximo domingo, dia 24 de janeiro. Para esse dia foram criadas condições para que os munícipes possam exercer o seu direito de voto em segurança.

No passado dia 17 de janeiro, cerca de 728 eleitores exerceram o seu direito de voto antecipado em mobilidade, que decorreu com toda a normalidade no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI.

Para o dia 24, estão a ser seguidas todas as recomendações emitidas pela Comissão Nacional de Eleições, nomeadamente nos locais de funcionamento das assembleias de voto. Nesse sentido, para evitar a formação de ajuntamentos e proporcionar o distanciamento e arejamento necessários, foram alteradas as secções de voto da Freguesia de S. Gonçalo que habitualmente decorriam na escola EB1+JL de Santa Maria para a Escola Secundária Gil Eanes, tendo sido ainda criada mais uma secção/mesa de voto nessa freguesia.

Quer isso dizer que, no próximo domingo, irão estar a funcionar um total de vinte e quatro secções de voto distribuídas pelas quatro freguesias do concelho de Lagos. A autarquia lacobrigense, através do seu Serviço de Higiene e Segurança e do Serviço Municipal de Proteção Civil, e as Juntas de Freguesia, em colaboração com as entidades que gerem os edifícios cedidos para o ato eleitoral, estão a acautelar todas as medidas para garantir a segurança dos eleitores. Para tal, o município faz também um apelo a todos os eleitores para que cumpram as medidas de distanciamento físico, utilização obrigatória de máscara, etiqueta respiratória, higienização das mãos e, se possível, que tragam a sua própria caneta.

Para garantir a acessibilidade aos locais de votação, designadamente dos eleitores que vivem em zonas mais isoladas, não têm meios próprios para se deslocar ou apresentam dificuldades de mobilidade, a Câmara Municipal providenciou um serviço de transporte, em viaturas camarárias, que irá recolher os eleitores em 13 povoações e lugares, assegurando ainda um circuito dentro da cidade de Lagos para transportar os eleitores entre a Escola EB1+JI de Santa Maria (antigo local de voto) e a Escola Secundária Gil Eanes (local adotado nesta eleição).

 

Saiba qual o seu local de voto através dos seguintes meios:

·         Portal do Recenseamento

·         APP MAI Mobile

·         Linha de Apoio ao Eleitor (808 206 206)

·         SMS para 3838, escrevendo “RE” (espaço) o seu n.º de identificação civil (espaço) e a sua data de nascimento no formato ano, mês, dia (em algarismos)

·         Junta de Freguesia

 

Consulte aqui o Mapa definitivo das Assembleias e Secções de Voto.

 

Consulte aqui os Horários de Transportes Camarários para os locais de voto.

 

Por: CM Lagos