Durante a primeira semana do novo ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Vitor Guerreiro visitou todos os estabelecimentos de ensino do concelho, acompanhado por um representante da direção do Agrupamento de escolas, técnicos da autarquia e membros do executivo a tempo inteiro, dadas as diferentes áreas de intervenção, nomeadamente o Vereador Acácio Martins, responsável, entre outras pelas áreas das obras e a Vice presidente Marlene Guerreiro com pelouros das políticas sociais e juventude, entre outras responsabilidades.
 
Durante as visitas foi possível monitorizar as intervenções de manutenção em curso para a preparação do novo ano letivo e conhecer a realidade, bem como verificar algumas necessidades. A par deste périplo de visitas, decorreram diversas reuniões e diligências para a preparação de todos os procedimentos necessários ao arranque deste novo ano letivo, sendo prioritário para a autarquia assegurar a qualidade de ensino de excelência para a comunidade.
 
No âmbito dos trabalhos de manutenção e melhoria das infraestruturas escolares, das condições de utilização e serviços disponibilizados que integram esta estratégia global de inovação e inclusão educativa a Câmara Municipal investiu recentemente mais de €45.000,00 na aquisição de cacifos, mobiliário, materiais de utilização regular nos estabelecimentos escolares, entre outros serviços, e lançou uma nova solução para pagamentos nas escolas: o cartão escolar pré-pago.
 
Uma iniciativa que dá continuidade às soluções da plataforma SIGA, que possibilitou anteriormente o pagamento de refeições via multibanco e que irá permitir neste ano letivo a criação de um cartão individual, para o 2º e 3º ciclo, com carregamento por meios eletrónicos e acesso aos serviços e consumos, nomeadamente refeições, bar, papelaria entre outras funcionalidades.
 
O culminar desta semana teve lugar no dia 19, na Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo, que decorreu nos jardins do Museu do Traje, com a presença do Delegado Regional da Educação, Alexandre Lima; a diretora do Agrupamento de Escolas, o Presidente da Câmara Municipal e elementos do executivo municipal, o Presidente da Junta de Freguesia, a Presidente da Associação de Pais e muitos elementos da comunidade educativa.
 
Durante o breve período de intervenções, Nídia Amaro, Diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, destacou a importância do trabalho em parceria e proximidade entre o agrupamento, a autarquia e a Direção Regional de Educação na procura das melhores soluções para as necessidades dos profissionais ejovens estudantes.
 
O Diretor Regional de Educação, Alexandre Lima reforçou o profissionalismo e empenho do agrupamento e da Câmara Municipal na otimização das condições de ensino no município, reafirmando a sua disponibilidade para o diálogo e colaboração.
 
No encerramento da sessão, Vitor Guerreiro referiu que «A educação é prioridade na ação diária da Câmara Municipal. São Brás de Alportel é um concelho que tem vindo a afirmar-se como local preferencial para a fixação de jovens famílias, o que nos exige mais e melhores condições e a médio prazo a ampliação do Parque Escolar. Encontramo-nos iniciar o processo de projeto para uma nova escola de 1º Ciclo e Jardim de Infãncia e ainda a ampliação da Escola E B 2 3 Poeta Bernardo de Passos. Investimentos muito avultados, para os quais esperamos poder contar com novas oportunidades de financiamento, entre os quais o Plano de Recuperação e Resiliência.»
 
Vitor Guerreiro frisou ainda a dedicação e profissionalismo de toda a comunidade educativa no apoio às crianças e jovens são-brasenses «com vista a uma educação interdisciplinar, assente no conhecimento e na transmissão de valores humanistas para jovens de sucesso, conscientes do seu papel na sociedade e no mundo. A escola deve ser um espaço de cidadania e de inclusão, onde o respeito pela características e necessidades individuais impere diariamente.».