Rui Ricardo de Castro Moreira Mimoso, 35 anos, 1,80m, 82kg, natural de Fornos de Algodres, Licenciado em Ciências do Desporto, Campeão Nacional e vice-campeão europeu de equipas de slackline.

A Voz do Algarve - Explique de maneira a que os que não estão familiarizados com este termo, o que é o slackline?

Rui Mimoso - Slackline é uma modalidade desportiva, que consiste no equilíbrio sobre uma fita elástica, tencionada entre dois pontos fixos, onde se pode andar, efetuar posições estáticas, saltar e fazer acrobacias, tudo em equilíbrio e sem cair da fita. Apesar de haver relatos anteriores e usos similares em artes circenses como a "corda bamba”, este desporto começou a ser praticado com este formato desde os meados dos anos 80, por escaladores no vale de Yosimite, USA, que quando tinham de descansar ou porque não podiam escalar devido a condições meteorológicas, tencionavam fitas para se divertirem, passar o tempo e manter a sua condição física (treino de equilíbrio).

 

VA - Qual foi o seu primeiro contacto com esta modalidade e o que o motivou para começar a praticar?

RM - Descobri o slackline através de dois amigos, que me desafiaram a experimentar! A primeira impressão da modalidade, era que era muito difícil e aborrecida, isto porque o início da prática de slackline, requer muita insistência e dedicação para se ganhar o equilíbrio necessário até se começar realmente a desfrutar da fita. Mas a partir daí, fiquei viciado e nunca mais parei!

 

VA - O slackline é um desporto? Está direcionado a que tipo de praticantes?

RM - Este desporto não tem praticantes com alguma especificidade em especial, no inicio era praticado mais por quem estava ligado à escalada, mas atualmente qualquer pessoa o pode praticar, não existe qualquer tipo de limitação de género ou idade, pois para fazer slackline, basta nos conseguirmos equilibrar e caminhar encima de uma fita.

 

VA - Esta modalidade está baseada em manobras difíceis, como definem estas manobras e existe alguma meta ou objetivo?

RM - Dentro do slackline, eu pratico uma vertente chamada trickline, que consiste em fazer manobras e acrobacias em cima da fita. É possível fazer manobras simples e também mais difíceis, conseguindo dar mortais e rotações, muito parecido com o que se faz num trampolim, mas numa fita de 5 cm de largura.

VA - Pelo que sei, existem várias vertentes, como o trickline, o longline, o highline e o rodeo, o que têm em comum e o que as diferencia?

RM - Existem várias variantes deste desporto que consistem em diferentes combinações entre o comprimento, largura, tensão e altura. Estas características combinadas de diferentes maneiras vão permitir ter diferentes comportamentos, sensações, desafios e maneiras de estar em equilíbrio na fita.

Por exemplo:

trickline - modalidade de competição onde a fita está muito tencionada, permitindo que se possam efectuar saltos e acrobacias, onde já se conseguem fazer triplo mortais;

longline - modalidade onde se procura atravessar a maior distância possível em equilíbrio. O record está em mais de 1000m;

highline - modalidade praticada em altura, onde se atravessam penhascos, montanhas, prédios, etc... O atual recorde de distância caminhada está em uma milha (1662 metros), a uma altura de 334 metros de altura;

waterline - consiste em praticar qualquer das modalidades anteriores sobre a água, excelente para praticar no Verão;

 

VA - Como é a preparação física e psicológica para a prática desta modalidade?

RM - Muito similar a qualquer desporto, muito exercício físico complementar, para manter a forma física, muito alongamento para prevenção de lesões e praticar o máximo possível. A nível psicológico o mais importante é estarmos sempre conscientes do que estamos a fazer, do que podemos fazer e de como o podemos fazer, tendo isto em conta, sermos destemidos e confiantes, acreditarmos que somos capazes e procurar a superação dos nossos medos.

 

VA - E como é a preparação no terreno; que condições são necessárias para essa prática?

RM - É necessário sempre o conhecimento do equipamento que estamos a usar, quanto mais avançado é o equipamento para obter uma maior performance, mais difícil é de montar e mais conhecimento é necessário ter, é uma questão evolutiva. Mas no início é muito fácil, simples e rápido de montar e como é também muito fácil de transportar já que cabe numa mochila, é só ir para um parque, montar e desfrutar de um bom momento.

 

VA - E lesões? Muitas?

RM - Já existiram alguma fraturas e luxações, entre outras coisas mais ligeiras, mas isto só acontece, porque pratico esta modalidade ao mais alto nível e tenho de estar sempre no limite, igual a qualquer outro desporto, mas para um praticante normal, não existiriam tantos riscos de lesões.

 

VA - Medo, há? (risos)

RM - Obviamente existe sempre medo, e essa é a nossa batalha psicológica e que muitas vezes nos impede da nossa superação, mas à que minimizar esses riscos, logo deixando de ter medo ou lutar contra ele.

 

VA - O que o trás a Loulé?

RM - Vou estar em Loulé nos dois próximos meses, a convite da Associação Artística Satori, para dar aulas de slackline no seu novo projeto, a Academia Iluminarte, situada em frente do Mercado Municipal de Loulé. Aproveito para agradecer o convite para este projeto, e espero que com a slackline possa trazer mais equilibro à vida de muitos jovens!

Esta Academia é um espaço artístico de educação não formal e de valorização da inteligência pratica, orientada para o sucesso profissional, diminuição dos comportamentos de risco, autodescoberta e valorização pessoal de quem a frequenta. Tem 3 áreas gerais de ação; Arte Circense, Arte Urbana e Teatro/Interpretação.

 

VA - Onde serão ministradas essas aulas? E a quem se destinam?

RM - As aulas de slackline serão dadas na Academia e no Parque Municipal, pois estar na envolvência da natureza é mais agradável e tem bastantes árvores, para colocar bastantes fitas. Estas aulas destinam-se a todos os jovens a partir dos 8/9 anos, sendo que o programa vai até aos 19 anos de idade. Proximamente, haverá aulas abertas a toda a comunidade local, independentemente da idade.

 

VA - E onde se podem inscrever?

RM - Podem-se inscrever na nossa academia, ou contactando, o 935 942 476 / 968 134 460 /935 086 946 ou pelo email.:geral@ailuminarte.pt

 

VA - Quanto tempo é necessário para aprender minimamente essa modalidade?

RM - Não existe um timming defenido, depende da dedicação de cada um.

Mas numa semana é possível já se começar a caminhar uma fita de slackline. Para se começar a fazer saltos e manobras, já demora entre 2 a 6 meses.

Nathalie Dias

 

 

O Slackline é uma atividade física executada sobre uma fita estreita e flexível de nylon ou de poliéster, presa em dois pontos fixos, onde são realizados movimentos em cima dela, esses movimentos podem ser estáticos ou dinâmicos.

É um desporto considerado completo pois alia a resistência física, a consciência corporal e a concentração. Além disso, a sua prática contribui para aperfeiçoamento de outros desportos tais como a corrida, a escalada, o skate e o surf…