Candidato da CDU à Câmara Municipal de Loulé

Vergílio Ambrósio, de 62 anos, natural de Redondo (Alentejo) é funcionário do Instituto dos Registos e do Notariado e foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas.

Militante comunista desde 1977 e membro do PCP/Loulé, Concelho onde reside há cerca de 40 anos, tem participado regularmente nas listas da CDU concorrentes às eleições autárquicas, tendo já sido eleito para a Assembleia Municipal de Redondo.

Sócio e ativista em diversas associações, fez parte da direção da Casa da Primeira Infância de Loulé.

 

A Voz do Algarve- O que sentiu quando foi convidado pela CDU para ser cabeça de lista em Loulé?

Vergílio Ambrósio - Foi um misto de sentimentos que vão desde o receio de assumir tão grande encargo até ao grande orgulho pela confiança que os meus camaradas e amigos depositaram em mim.

Depois houve o apelo a um sentido de responsabilidade: saber que Loulé não foi plantado aqui. Saber que Loulé nasceu e cresceu fruto do trabalho e do afã de todos os que por aqui passaram ao longo de milhares de anos.

Cresceu e afirmou-se graças ao contributo de todos esses louletanos.

Loulé é uma terra com nomes muito fortes a nível nacional, na ciência, na política, na medicina, nas letras, na música, na poesia, na engenharia, e em muitas outras áreas.

Também no que diz respeito ao mundo do trabalho, Loulé é um Concelho multifacetado com:

  • O sector primário, com as suas pescas, agricultura e a mina de sal gema;
  • O sector secundário, com tantas indústrias transformadoras;
  • O sector terciário, com o enorme, enormíssimo, sector dos serviços.

 

Senti um enorme desafio, o de tentar ser um candidato à altura de abarcar essa imensa responsabilidade, de defender um Concelho com tão grande dimensão e de tão grande importância no contexto nacional e naturalmente dignificar a força politica cuja lista encabeço: a Coligação Democrática Unitária (CDU).

 

VA - Quais são as suas expetativas para o Concelho de Loulé, enquanto candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal?

Vergílio Ambrósio - As minhas expectativas, são de afirmação do projeto autárquico da CDU, de aumentar o número de votos e de mandatos no Concelho.

Trabalhar com todos os trabalhadores da autarquia numa correlação de respeito, de valorização e dignificação das suas funções e dos seus cargos e solicitar o seu apoio para juntos impulsionarmos o maior Concelho do Algarve como alavanca da própria região.

Trabalhar com as populações no sentido de resolver as suas preocupações.

 

VA - Em linhas gerais, fale-nos um pouco do seu projeto autárquico?

Vergílio Ambrósio - Sempre achei que havia, por parte da atual e da anterior força política (PS e PSD) que, à vez, vem gerindo a autarquia, uma grande falta de atenção ou mesmo falta de sensibilidade para os reais problemas das pessoas que diariamente vivem no nosso Concelho.

PS e PSD construíram um Concelho de grandes contrastes e desigualdades: o interior esquecido e a perder população e um litoral sobrelotado e entregue à especulação imobiliária; a falta de saneamento em zonas do Concelho em contraste com a opulência de zonas como a Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura; um Verão sobrelotado e um Inverno onde não há emprego nem salário; grandes potencialidades económicas e políticas apenas focadas no turismo; comércio local com dificuldades e as portas abertas às grandes superfícies que tudo secam à volta.

Destacava do conjunto das nossas propostas, as seguintes:

- A valorização dos serviços públicos e do conjunto dos trabalhadores da autarquia enquanto primeiro passo para uma câmara que recupera a confiança dos munícipes;

- A promoção de políticas que promovam a diversificação da atividade económica;

- Incrementar a rede de transportes públicos e entre localidades das freguesias e os terminais rodoviários e ferroviários, com horários variados, a preços acessíveis;

- Prosseguir no alargamento da rede básica de fornecimento de água e saneamento. Há aglomerados circundantes de Loulé, cujas construções aprovadas pela Câmara Municipal, que ainda não tem água canalizada, nem saneamento;

- Garantir um ordenamento do território do Concelho e áreas de desenvolvimento urbanístico que combata a especulação imobiliária e assegure uma maior descentralização na ocupação do território, incluindo o barrocal;

- É urgente a promoção de habitação, fora da especulação imobiliária, para fixar muitos dos que trabalham no Concelho, nomeadamente famílias jovens e a começar a vida, tanto através dos arrendamentos sociais como da construção a custos controlados;

- Valorizar o património cultural material e imaterial deste Concelho, bem como, a história de muitas das suas personalidades;

- Privilegiar o envolvimento de artistas, associações e empresas locais nos eventos promovidos pela autarquia;

- O desenvolvimento das novas tecnologias, a transformação digital para empresas e para as pessoas. Assegurar uma boa rede digital, tanto para servir os louletanos, como ser polo de atracão para os novos nômades digitais;

- Criar Regulamentos de Apoio ajustados para apoiar as associações do Concelho de acordo com a sua participação e intervenção social e cultural;

- Continuar a conquista das bandeiras azuis nas praias, criando mais condições de segurança a veraneantes, dotando-as de instalações sanitárias e duches e de cuidados básicos de enfermagem;

- Acabar com “as praias privadas” devido à implementação de parquímetros de estacionamento que condicionam o acesso à generalidade da população;

- Acabar em Loulé com as “ruas ilhas”, onde não nasce uma erva nem uma criança pode sair para brincar;

- Criação de uma via para a prática de desportos, em condições de segurança, que aproxime o Estádio Algarve das localidades do Concelho;

- Repor as Freguesias extintas - Respeitando a vontade das populações;

- Apoiar os jovens recém-licenciados residentes e oriundos do Concelho de Loulé;

- Continuação do projeto Geoparque da Unesco;

 

VA - Conte-nos um pouco do seu percurso profissional e político?

Vergílio Ambrósio - Vim residir para Loulé, em 1982, por motivos familiares.

Trabalho há mais de 35 anos nas áreas dos registos – predial, comercial e, ultimamente, no cartão de cidadão, pelo que o meu percurso profissional é conhecido de muitos. Diria mesmo milhares de Louletanos.

Tenho trabalhado quase sempre na primeira linha de atendimento ao balcão (front office como agora batizaram o atendimento ao balcão) em contacto com pessoas de todos os estratos sociais, tratando a todos de igual forma, sempre numa perspetiva de ajudar e de tentar descomplicar a complexa burocracia.

No campo da formação, deixei o curso de direito na Universidade de Coimbra no 3.º ano e mais tarde finalizei o curso de solicitador.

No plano político, vivi o 25 de abril muito jovem no norte de Angola (Uíge), sempre em ambiente de guerra. Antes do 25 de Abril a guerra colonial e depois o início da guerra civil entre os movimentos de libertação angolanos. 

Regressei em meados de 1975 a Portugal e ao Alentejo.

Sempre tive participação cívica em diversas associações recreativas, sociais e sindicais.

Desde 1979 participei praticamente em todas as eleições autárquicas nas listas da CDU.

Eleito em 1979 e 1982 na Assembleia Municipal de Redondo e também, mais recentemente, nos 2 últimos mandatos. 

Para mim, o essencial foi sempre o contacto com as populações, numa perspetiva de ajuda e amizade.

 

VA - O Concelho de Loulé caracteriza-se pelo contraste demográfico entre o interior, onde a população é mais envelhecida, e o litoral mais jovem e que tem recebido muitos imigrantes. Enquanto candidato, é importante desenvolver o interior; continuar a apostar em localidades mais jovens como Quarteira e Almancil ou apostar em ambos, de modo a eliminar alguns contrastes e aproximar polos?

Vergílio Ambrósio - É importante ver o Concelho de Loulé como um todo.

Nem todos os contrastes são negativos, mas não nos podemos esquecer que o que é fundamental para fixar populações, tanto no litoral como no interior passa pelo emprego, pelos salários e por serviços públicos de qualidade, onde se incluem boas acessibilidades.

Há que valorizar as potencialidades do interior, incentivando fortemente a agricultura local e sustentável para que possam produzir, conservar e comercializar os produtos endógenos do barrocal e da serra.  

 

VA - Nas últimas décadas o PSD e o PS têm ganho com a maioria absoluta. Caso nestas eleições autárquicas isso não aconteça, pondera a CDU fazer coligações com algum destes partidos?

Vergílio Ambrósio - Loulé é um Concelho fabuloso e as suas populações têm um espírito de democracia muito vivo, muito sólido.

Sempre me habituei a ver os louletanos, os de nascimento e os de adoção, preocupados e a debaterem democraticamente os problemas da sua terra.

Também nessa parte a candidatura da CDU quer fazer a diferença.  A CDU não terá qualquer problema em apoiar, no concreto, o que for positivo para os trabalhadores e a população de Loulé, mas também não deixará de propor e lutar por tudo aquilo que considerar importante para o desenvolvimento do Concelho.

 

VA - Nos mandatos de 2009/13, 2013/17 e no mandato atual a CDU fez um acordo para a Junta de Freguesia de Salir. Como avalia esse acordo considerando os resultados obtidos e se vê continuidade num possível acordo nessa freguesia?

Vergílio Ambrósio - Como sabe, antes de 2009 o PS tinha a maioria na Junta de Freguesia de Salir e pouco ou nada fazia. Com o resultado das eleições de 2009 foi possível alterar essa situação e com o contributo do eleito da CDU foi possível arranjar caminhos e dar resposta a necessidades da população da freguesia dentro das competências da Junta. 

Os acordos que a CDU faz são com a população e são garantia de seriedade e de trabalho para as populações.

O meu camarada e amigo Arménio foi, para a população de Salir, garantia do acompanhamento das atividades da Junta e da forma como elas eram executadas, não se coibindo de alertar a população, mas não se escondendo também, quando era necessário trabalhar em prol da comunidade no desenvolvimento das realizações que tanto ele, como a CDU, consideravam justas e necessárias ao desenvolvimento da freguesia de Salir, dentro das atribuições limitadas que estão definidas para as Juntas de freguesia.

É mais uma vez o sinónimo da grande compreensão democrática e respeito que existe no Concelho de Loulé, em que o Concelho e a sua defesa são prioritários e neste caso mais evidente, da freguesia de Salir.

 

VA - Tendo em conta que a CDU apenas elegeu um Vereador para a Câmara Municipal de Loulé, nas primeiras 3 eleições autárquicas após o 25 de abril. Qual é o objetivo do CDU, nas próximas eleições autárquicas de outubro? 

Vergílio Ambrósio - Queremos aumentar votos e mandatos. E estamos preparados para assumir todas as responsabilidades que a população de Loulé nos queira atribuir. 

Em Loulé o reforço da CDU em votos e em eleitos significaria mais força na afirmação e defesa dos interesses das populações, de quem aqui vive e trabalha, dos jovens, dos reformados, das crianças.

À semelhança do que acontece noutras autarquias do país de gestão CDU e a mais próxima de nós é Silves, a CDU tem demonstrado com trabalho, honestidade e competência capacidade para gerir bem os interesses das populações. Também em Loulé isso é possível e não posso deixar de lembrar a importância que o vereador eleito na altura, o amigo “Guanito” - João Simões - teve no apoio sobretudo ao desporto em Loulé.

 

VA - Se a CDU não eleger um Vereador ou não recuperar o Deputado Municipal, que obteve no mandato de 2013/17, considera isso uma derrota? E o que seria para a CDU uma vitória? 

Vergílio Ambrósio - A CDU é uma coligação de partidos, integrada pelo PCP, o PEV e a Associação Intervenção Democrática. Não eleger um vereador ou não recuperar o deputado municipal não seria considerado de forma nenhuma uma derrota. Nem para mim, nem para a CDU, nem para as pessoas que em nós votarão.

A participação é sempre uma vitória.

 

VA - A CDU vai concorrer em todas as Freguesias? Pode indicar já alguns dos candidatos às juntas de freguesia ou ainda é cedo?

Vergílio Ambrósio - A CDU vai concorrer a todas as freguesias do Concelho e apresentaremos os candidatos às juntas de freguesia a seu tempo. 

A CDU é uma força que faz falta no Concelho de Loulé. 

Temos uma maneira diferente de estar na política com trabalho, honestidade e competência, mas principalmente um grande coletivo de homens e mulheres que procura contribuir para uma sociedade mais justa.

Somos povo!

Nathalie Dias