Ano Letivo 2021/2022 | Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues | Lagoa

A Escola de Artes de Lagoa - Mestre Fernando Rodrigues tem sido uma referência no concelho de Lagoa e, na região, pelo trabalho que tem desenvolvido junto dos diferentes públicos na área das Artes Plásticas e Decorativas.

A EAL pretende alargar a sua oferta formativa com novas oficinas dirigidas ao público em geral.

Fazem parte desta recente oferta a Oficina de Olaria e Cerâmica, dando continuidade à estreita relação que Lagoa tem com a olaria e com o desejo do Mestre Fernando Rodrigues em perpetuar esta tradição e uma Oficina de Renda de Bilros, uma arte que também era praticada na região do Algarve e em vias de desaparecer.

 

Oficina de Olaria e Cerâmica

É de longa data conhecida a estreita relação da cidade de Lagoa com a arte da Olaria. Dando continuidade ao desejo do Mestre Fernando Rodrigues, o ultimo oleiro de Lagoa, em manter viva a Olaria damos-lhe a oportunidade de praticar esta arte tradicional.

As oficinas são concebidas e orientadas para o público em geral permitindo viver a experiencia artística. Seguindo um plano regular de formação poderá praticar diferentes técnicas e o uso de diferentes materiais, passando por todas as fases desde a criação da peça até à sua finalização.

 

Oficina de Renda de Bilros

Renda de Bilros, uma arte a preservar.

Quer aprender Renda de Bilros?

A renda de bilros é uma arte tradicional com forte ligação às regiões de Peniche e Vila do Conde, mas também é praticada no Algarve apesar de ser uma arte que tem vindo a desaparecer na nossa região.

Hoje em dia é uma arte versátil e adaptada a todas as faixas etárias que permite criar os tradicionais naperons mas também outra diversidade de trabalhos como quadros, aplicações, marcadores de livros, bijuteria, peças decorativas e muito mais.

 

Para participar nestas oficinas deverá efetuar inscrição prévia para o email escola.artes@cm-lagoa.pt, ficando a participação condicionada ao limite de vagas para cada uma das oficinas.