O Município de Aljustrel estabeleceu uma parceria com a Ordem dos Psicólogos, nomeadamente através da Delegação Regional do Sul, com o objetivo de implementar medidas que possam fomentar a literacia em saúde mental e edificar redes de contacto, tendo em vista o bem-estar das comunidades do concelho.

O objetivo é aproximar os cidadãos e informar e sensibilizar para diversas temáticas, nomeadamente abordando temas da psicologia e aplicando-a em situações que possam ocorrer no dia-a-dia.

Pretende-se ainda com esta parceria, nomeadamente através do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde Mental, proporcionar o reforço e a promoção de adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis.

Esta cooperação foca-se também na desconstrução de mitos e estereótipos, favorecendo a procura de ajuda e o recurso aos serviços de saúde psicológica sempre que necessário.

Entende ainda o Município de Aljustrel que é seu dever contribuir, dentro das suas possibilidades e competências, para “a saúde psicológica e para o bem-estar das populações”, uma vez que são fatores essenciais para a qualidade de vida e para a coesão social.

Com esta parceria, entre outras atividades de promoção que serão realizadas posteriormente, irão ser disponibilizados, a partir desta semana, nas redes sociais do Município de Aljustrel, bem como em outros meios ao dispor da câmara municipal, diversos conteúdos alusivos à temática.

 

Por : CM Aljustrel