A Câmara Municipal de Loule irá realizar duas iniciativas no âmbito da exposição «A Saúde de uma Comunidade – Loulé na 1ª metade do século XX», recentemente distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia. A projeção de um filme sobre o médico Sousa Martins e um «Laboratório da Memória» pretendem envolver todos os louletanos nesta mostra que recebeu a Menção Honrosa nos Prémios APOM 2021, na categoria de «Exposição Temporária».

Já esta quarta-feira, 24 de novembro, pelas 17h00, no Edifício Engº Duarte Pacheco, onde está patente ao público a exposição, irá ser visionada a película “Sousa Martins”, com a presença e comentários da realizadora Justine Lemahieu e de Graça Lobo, da Direção Regional de Cultura do Algarve e membro do Cineclube de Faro.

Lançado em 2018, “Sousa Martins” é o título da primeira obra de Justine Lemahieu, um filme documental à volta da figura e obra do médico, professor catedrático da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e filantropo José Tomás de Sousa Martins (1843-1897), que continua a merecer uma espécie de culto laico em Portugal.

Apesar das suas batalhas enquanto homem de ciência, tornou-se objeto de um culto religioso praticado à margem de qualquer igreja e convenção. Atraía grande parte da população mais rica de Lisboa e arredores, mas na maioria dos casos praticava medicina gratuitamente, sobretudo no combate à tuberculose junto à classe mais pobre. A estátua erguida em sua memória no Campo Mártires da Pátria, em Lisboa, um espaço que se tornou lugar de romaria, de pedidos e pagamento de promessas, é o ponto de partida deste filme documental, que interroga a necessidade de crença e a sua relação com a cura.

Já no dia 20 de novembro, terça-feira, às 17h00, Graça Lobo, juntamente com Luísa Martins e João Sabóia irão apresentar um “Laboratório da Memória” dedicado ao tema que serviu de mote a esta exposição: a saúde em Loulé na primeira metade do século XX. A população será convidada a participar na sessão até porque pretende-se que este encontro seja um momento enriquecedor, de partilha de estórias e que contribua para aprofundar o conhecimento da história local.