O Farense venceu hoje na receção ao Marítimo por 2-1, no jogo que encerrou a nona jornada da I Liga de futebol, e abandonou o último lugar da prova, saindo mesmo da zona de despromoção.

Um golo do francês Bilel, logo aos 10 minutos, e outro do escocês Ryan Gauld, aos 63, na conversão de uma grande penalidade, foram determinantes no segundo triunfo consecutivo em casa da equipa algarvia, de nada valendo à equipa insular, hoje já sem o seu treinador Lito Vidigal, rendido interinamente por Milton Mendes, o golo apontado pelo brasileiro Rodrigo Pinho, aos 60 minutos.

Com esta vitória, o Farense abandonou a lanterna-vermelha e saiu da zona de descida, subindo ao 14.º lugar, com oito pontos, enquanto o Marítimo baixou ao último lugar, com sete pontos, os mesmos do Portimonense, 17.º e penúltimo classificado.

Jogo no Estádio de São Luís, em Faro.

Farense - Marítimo, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Bilel, 10 minutos.

1-1, Rodrigo Pinho, 60.

2-1, Ryan Gauld, 63 (grande penalidade).

 

Equipas:

- Farense: Rafael Defendi, Amine, Bura, Cláudio Falcão, Fábio Nunes, Fabrício Isidoro, Filipe Melo, Hugo Seco (Mansilla, 76), Ryan Gauld (Licá, 84), Bilel (Ricardo Ferreira, 84) e Patrick (Pedro Henrique, 73).

(Suplentes: Hugo Marques, Stojiljkovic, Madi Queta, Mansilla, Bandarra, Ricardo Ferreira, Abner, Licá e Pedro Henrique).

Treinador: Sérgio Vieira.

- Marítimo: Charles, Cláudio Winck (Edgar Costa, 81), René Santos, Lucas Áfrico, Hermes, Jean Irmer (Joel Tagueu, 81), Pedro Pelágio (Jean Cléber, 46), Correa (Alipour, 69), Guitane (Fumu Tamuzo, 69), Milson e Rodrigo Pinho.

(Suplentes: Amir, Fumu Tamuzo, Edgar Costa, Jean Cléber, Bambock, Fábio China, Léo Andrade, Alipour e Joel Tagueu).

Treinador: Milton Mendes.

 

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Amine (32), Fabrício Isidoro (40), Milson (42 e 67), Guitane (56), Jean Cléber (62), Edgar Costa (88), Rafael Defendi (90+2) e Pedro Henrique (90+5). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Milson (67).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

O Farense deixou o último lugar da I Liga de futebol, ao vencer hoje o Marítimo 2-1, no jogo de fecho da nona jornada da prova, mantendo-se 100% vitorioso desde o regresso ao Estádio de São Luís.

Ryan Gauld assistiu para o golo de Bilel, aos 10 minutos, e marcou de grande penalidade, aos 63, três minutos depois do tento do Marítimo, assinado por Rodrigo Pinho, mas o Farense sofreu para bater uma equipa em inferioridade numérica a partir dos 67 minutos, com a expulsão de Milson.

Com a segunda vitória em dois jogos no São Luís, o Farense saltou do 18.º e último lugar para o 14.º, com oito pontos, mais um do que o Marítimo, que, sob o comando do interino Milton Mendes, no lugar que foi ocupado por Lito Vidigal até à semana passada, somou o sexto jogo sem ganhar na I Liga.

Enquanto nos algarvios o treinador Sérgio Vieira respondeu à eliminação da Taça de Portugal, frente ao Estrela, na quinta-feira, com seis alterações no onze, nos madeirenses foram três as mudanças nas escolhas iniciais face à derrota da jornada anterior com o Benfica (2-1).

Num início de jogo movimentado, foi Jean Irmer a ter a primeira ocasião, aos cinco minutos, mas Fabrício Isidoro cortou na 'hora h' o remate do médio dos madeirenses, antes de o Farense se mostrar mais eficaz na sua primeira jogada de perigo.

Aos 10 minutos, o mesmo Fabrício Isidoro recuperou a bola a meio-campo e serviu Ryan Gauld, o escocês correu vários metros e isolou o extremo Bilel, que enganou o guarda-redes Charles com uma simulação e atirou para a baliza, estreando-se a marcar na Liga.

A resposta do Marítimo mostrou uma equipa pressionante, até a empurrar o Farense para a sua área, criando algumas ocasiões logo nos minutos seguintes ao tento dos algarvios, por Guitane, numa incursão pela direita travada por Fábio Nunes (12), e Correa, com um remate ao lado (16).

Depois de uma emenda falhada de Patrick, após cruzamento rasteiro de Gauld (26), os madeirenses também estiveram perto do golo (28): Milson ultrapassou vários adversários na esquerda e cruzou atrasado contra Fabrício Isidoro com a bola a sair na direção da baliza, mas Rafael Defendi, com reflexos apurados, evitou o autogolo.

Em cima do intervalo, já com a partida em tons mais equilibrados desde a meia hora de jogo, o Farense falhou o 2-0, com Patrick a cabecear ligeiramente por cima da barra, após centro de Amine (45+1).

O Marítimo surgiu, após o intervalo, com uma mudança no onze - Jean Cléber no lugar de Pelágio - e mais vontade de intensificar o domínio, acabando por expressar esse ascendente com o golo de Rodrigo Pinho (60), em resposta a um cruzamento de Cláudio Winck.

A igualdade demorou três minutos a ser desfeita: Jean Cléber entrou de forma infantil na área sobre Hugo Seco e Ryan Gauld converteu a respetiva grande penalidade, num remate forte ao ângulo superior da baliza de Charles.

Aos 67 minutos, o Marítimo ficou reduzido a 10 unidades (Milson foi expulso por acumulação de amarelos), mas nem esse fator retirou capacidade aos maritimistas, mais fortes nos últimos minutos, período em que valeu aos algarvios o guarda-redes Rafael Defendi, com duas grandes defesas a remates de Jean Irmer (78) e Joel Tagueu (83).

No último lance do encontro, após um contra-ataque conduzido por Mansilla (90+6), Pedro Henrique falhou, na 'cara' de Charles, o terceiro golo da equipa de Faro, permitindo a defesa do guardião brasileiro.