Atividades gratuitas para jovens, dos 8 aos 30 anos de idade, no Centro Náutico da Praia de Faro, são o centro do programa de comemorações do Dia Internacional da Juventude, que se assinala no próximo dia 12 de agosto.

O Município de Faro, em parceria com a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), a Associação "Sê Mais Sê Melhor", o CNJ (Conselho Nacional de Juventude) e a FNAJ (Federação Nacional de Associações Juvenis), dinamiza estas ações.

Para este dia, está preparado um programa repleto de atividades no Centro Náutico da Praia de Faro, que incluem, entre outras, atividades náuticas, jogos de praia, dança, animação, música, debates e exposições.

De modo a ir ao encontro daquele que foi o tema definido pelas Nações Unidas para as comemorações do Dia Internacional da Juventude de 2022 - "Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades", às 17h00, acontecerá, no Bar “Elementos” – Praia de Faro, uma conversa-debate sobre “solidariedade intergeracional”, como forma de promover a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações.

Às 20h00, será inaugurada a exposição coletiva “Ouro sobre azul”, na Direção Regional do Algarve do IPDJ.

Para finalizar o dia, o MÚSICA JA regressará, em modo festival, com os projetos musicais de Tiago Baioa, Peculiar e os WTDPG, que serão apadrinhados pela banda IRIS. O concerto acontecerá no palco da Doca, em Faro, a partir das 22h00, para encerrar um dia pleno de atividades.

Recordamos que 2022 é, também, “Ano Europeu da Juventude”, por proposta e decisão da Comissão Europeia, aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia (UE), em dezembro de 2021 (+ info: https://europa.eu/youth/year-of-youth_pt).

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando a importância de implementação de estratégias de desenvolvimento desta população, que sejam positivas e proactivas, centradas nos seus direitos, abertas à diversidade e orientadas para a inovação, promovendo oportunidades e a construção de aspirações.