Um montado de sobreiros num monte no Cotifo, a caminho da Barragem da Bravura, pode à primeira vista parecer um cenário improvável para um festival de artes performativas.

Contudo, este pareceu o lugar perfeito para realizar a 1ª Edição do Festival Emraizart, segundo Berna Huidobro, diretora artística do Festival. Apresentando um conceito diferente de festival em ambiente rural, ao ar livre, o Festival Emraizart procura unir as raízes da arte e da natureza, vincular o desenvolvimento sustentável das cidades com o meio natural, num cruzamento dos universos urbano e rural através das artes. A programação, com especial enfoque no público infantil e foco famílias, mescla de forma equilibrada a experiência de ver como espetadores, refletir com os artistas e participar em atividades e experiências na natureza. Organizado pelo Teatro Experimental de Lagos, o Festival promete ser uma aposta forte na programação de Outono do Barlavento Algarvio.

De 18 a 22 de outubro o festival é dirigido exclusivamente a grupos escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico, com atividades entre as 10:00 e as 14:30. No dia 23, sábado, das 15:00 às 18:00, é dirigido ao público em geral, numa atenção especial às famílias. Todos os dias serão apresentados três espetáculos de artistas internacionais de diferentes áreas artísticas, em palcos rodeados de árvores e outros elementos naturais. Para os grupos escolares, o programa diário inclui três oficinas de diferentes temáticas: Permacultura, Cavalos e Circo.

Nos dias 18 e 19 será apresentado “DIA DE CIRCO” de Cotzani & Wendy (ES/ARG), um espetáculo de magia e humor. De 20 a 22, Los Pepes (CHL) prometem alegrar as crianças com “SURPRISE” uma mistura de teatro, humor e circo.
“LADY AHOY” da Zaperoco Circus (VZ), uma fusão de circo e clown, e “LEITOR, TENS UM CORPO? pela Compagnie Zinzoline (FR) - uma estreia em Portugal que mistura em palco teatro físico e magia - serão apresentados durante todos os dias do festival.
No último dia, 23, o público terá a oportunidade de assistir à estreia nacional de  “CABARET DO SUL” que une as criações artísticas de Marionetas Por Um Fio (BR) e Clown Corazonada (CHL).

Além das artes performativas, as artes visuais também estarão presentes no espaço do festival através da intervenção artística de Jorge Pereira, artista visual de referência na arte urbana e sediado no Algarve há mais de 20 anos, que através da arte procura dar uma nova vida à natureza morta, transportando o público para um ambiente ainda mais mágico mas sem perder a simplicidade rural.

Em todos os dias do festival o público é transportado ao recinto através de autocarro, não sendo permitido o acesso de viaturas particulares. No sábado o ponto de encontro é no parque de estacionamento frente à Escola da Naus em Lagos, às 14:00.

Os bilhetes para sábado dia 23 estão à venda em:
https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/101207-festival_em_raiz_art-cotifo/

O festival tem como parceiro institucional o Governo de Portugal - Ministério da Cultura, através do Programa Garantir Cultura, e conta com os apoios da Câmara Municipal de Lagos e Direcção Regional de Cultura do Algarve, entre outros parceiros de cultura e educação do Algarve.