O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, acaba de apresentar, na Covilhã, a linha Consolidar + Turismo, dirigida às micro e pequenas empresas do setor do turismo para ajudar na gestão saudável da dívida contraída durante o período pandémico.

A linha Consolidar +Turismo destina-se às empresas que registaram um crescimento da rubrica de financiamentos obtidos, entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, superior a 15% e que, à data de 31 de dezembro de 2022, registem um EBITDA (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) e uma situação líquida positiva.

O Turismo de Portugal financiará até 75% do serviço de dívida de 2023, no valor máximo de 40 mil euros por empresa, numa dotação total de 30 milhões de euros.

“A medida Consolidar +Turismo, reivindicada pelo setor e agora materializada, é uma ferramenta para auxiliar a gestão saudável da dívida das empresas do setor do turismo, após um período pandémico muito difícil”, afirmou Nuno Fazenda na cerimónia de apresentação, não só desta medida dedicada ao turismo, bem como da linha Transformar Comércio, destinada ao comércio dos concelhos afetados pelos incêndios no Parque Natural da Serra da Estrela, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Economia e do Mar.

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços destacou ainda, de acordo com a mesma fonte que “num ano de 2023, onde a tónica é a recuperação do setor (do turismo), as empresas ganham uma possibilidade alargada para gerir a dívida que vencia neste ano, conferindo-lhes mais fôlego e energia”.

Por: Publituris